Estudante pode saber em quais cursos terá mais chances de ser aprovado. Candidato tem limite de 20 minutos para se inscrever
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) divulgou em seu site nesta segunda-feira (17) as notas de corte de todos os cursos das 83 instituições de ensino superior públicas que utilizaram a ferramenta para selecionar estudantes. O sistema, criado pelo Ministério da Educação (MEC), distribui 83.215 vagas, em 83 instituições públicas, a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
– Veja as notas de corte do SiSU (hot site está instável)
Desde domingo, primeiro dia de inscrições, a página apresenta problemas de instabilidade. Segundo o Ministério da Educação, a lentidão – e em alguns momentos a total inacessibilidade – se deve à elevada audiência. O hot site do SiSU chegou a receber 47 mil acessos simultâneos e a página de inscrição, 84 mil.
Na manhã desta segunda-feira, a média de inscrições chegou a 400 por minuto — a capacidade do sistema é de 50 mil inscrições por hora, ou 833 por minuto. De acordo com o MEC, quando esse número é superado, ocorre a lentidão. Por isso, o ministério recomenda que as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, somente no momento final.
Limite de tempo
O MEC criou um limitador de tempo para o acesso nesta segunda-feira. O estudante terá 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Caso a mantenha apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos. Com a medida, o MEC pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição e melhorar o acesso para os estudantes. As simulações podem ser feitas no hot site, sem limite de tempo.
Pelas regras do SiSU, o estudante pode se inscrever em até dois cursos – um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.
Notas de corte
Com a informação das notas de corte, somada ao boletim de desempenho no Enem, os estudantes podem saber em quais cursos têm chances de aprovação. O sistema disponibiliza também a relação candidato/vaga (determinada pelas inscrições realizadas no dia anterior), notas de corte para as políticas afirmativas (cotas) e as maiores notas alcançadas pelos candidatos concorrentes. A nota de corte dos cursos considera o peso atribuído a cada uma das provas do Enem pelo curso ou pela instituição.
Durante o período de inscrições, que começou no domingo (16) de madrugada e irá até as 23h59 do dia 18, as opções de curso podem ser alteradas. Nesta segunda, o sistema divulgou as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. O mesmo será feito na terça-feira. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.
Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU (sisu.mec.gov.br/index.html) e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br). É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.
Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010 e não ter zerado nenhuma das provas. Nenhuma taxa é cobrada do candidato.
Lentidão e reclamações
No primeiro dia de inscrições, o sistema apresentou problemas durante todo o dia. Segundo o Ministério da Educação, a lentidão do sistema – e em alguns momentos a total inacessibilidade – se deve à elevada audiência. Desde as 18h do domingo, segundo a assessoria de imprensa do MEC, são realizadas de 350 a 400 inscrições por minuto e o site se estabilizou. Os estudantes, no entanto, relatam que continuam enfrentando dificuldades para finalizar o processo na noite de domingo.
Pelas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut, ou em notícias publicadas pelo iG Educação, estudantes relatam que não conseguem acessar o portal ou ir até o fim nas etapas necessárias para concorrer a uma das 83.215 vagas, distribuídas em 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Twitter, muitos já apelidaram o site de “Sistema Impossível de Ser Utilizado”.
Inscrições prorrogadas
O MEC decidiu estender o prazo de inscrição do SiSU, previsto para acabar nesta terça-feira (18), para quinta-feira, dia 20. A prorrogação foi definida depois que Justiça determinou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deveria mudar o critério de reserva de vagas para a instituição e estender o prazo de inscrição.
Antes restrita aos alunos de escolas daquele estado, as cotas da UFRJ foram ampliadas aos da rede pública de todo o País. A direção da UFRJ decidiu não recorrer e cumprir integralmente a decisão da Justiça, que também prevê a mudança no prazo de inscrição. Em função disso, o MEC decidiu prorrogar as inscrições do SiSU até o dia 20, às 23h59.
Nas próximas horas, será divulgado novo cronograma de datas das inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) e das matrículas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologias.
Fonte: Último Segundo