SISU: Matrícula de aprovados na 1ª etapa da seleção do Enem termina sexta

A matrícula dos aprovados na primeira etapa do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação) termina nesta sexta-feira (12). Nesta fase, se inscreveram 793,9 mil candidatos para 47.913 vagas em 51 instituições.

Do JC Online
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disponibilizou, neste processo seletivo, um total de 1.640 vagas, sendo mil para o câmpus em Dois Irmãos, 280 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns e 360 para  a Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Já a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve 25.359 inscritos para as 690 vagas oferecidas. O curso de medicina da instituição foi o sétimo mais procurado do Brasil, com 5.495 candidatos.

Na matrícula, os aprovados deverão apresentar a seguinte documentação: cópias legíveis e autenticadas do CPF; certificado de conclusão do ensino médio ou certidão de exame supletivo do ensino médio e histórico escolar do ensino médio ou equivalente; certidão de nascimento ou de casamento; RG; título de eleitor e quitação com o serviço eleitoral no último turno de votação; quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino), além de duas fotografias 3×4 e ficha de dados cadastrais preenchida.

Os selecionados para a UFRPE terão que levar ainda um comprovante de depósito, no valor de R$ 7 referente ao manual acadêmico e matriz curricular (Resolução nº 11/2002 – Conselho de Curadores), gerado a partir do site da secretária do tesouro nacional – GRU Simples, Código de recolhimento 28832.2, UG gestão 153165/15239, recolhimento em qualquer agência do Banco do Brasil.

Quem perder esse período de matrícula, ficará sem a vaga.

SELEÇÃO – Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa. Os feras devem estar atentos às datas. O processo começa no dia 15 de fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval, às 5h. Veja abaixo o cronograma (horário de Pernambuco):

» Segunda etapa

Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro

» Terceira etapa

Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março

O MEC não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem 2009.

MUDANÇA DE CRITÉRIO – De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste no último domingo, 31 de janeiro. Os critérios de desempate considerados para a classificação serão: redação; linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

 

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=