SP: Gilberto Gil inaugurará estátua em homenagem a Itamar Assumpção

Programação de shows marcam entrega do monumento, com participação de Rincón Sapiciência e Anelis Assumpção

FONTEDo Brasil d Fato
Itamar Assumpção foi um compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical brasileiro - (Foto: Marcos Penteado/CEDOC FPA)

Ícone da cultura negra brasileira, o cantor Itamar Assumpção, morto em 12 de junho de 2003, ganhará uma estatua de 1,80 mts, no Centro Cultural Penha, na zona leste de São Paulo (SP), na próxima quarta-feira (15).

A entrega do monumento é parte de um projeto da Prefeitura de São Paulo, que entregará outras quatro estátuas, em 2022, de personalidades negras. Carolina Maria de Jesus, Adhemar Ferreira da Silva, Deolinda Madre e Geraldo Filme são os próximos homenageados.

Antes da inauguração da estátua de Itamar Assumpção, às 11h, será celebrada uma missa no Largo do Rosário, próximo do Centro Cultural Penha. Em seguida, às 12h, a secretária de Cultura de São Paulo, Aline Torres, e o cantor Gilberto Gil participam da cerimônia de entrega do monumento ao município.

No restante do dia, o Centro Cultural Penha receberá apresentações de artistas, que lembrarão a obra de Itamar Assumpção. Entre os músicos, a filha do homenageado, Anelis Assumpção, e o rapper Rincón Sapiciência. O cortejo Ilu Oba de Min encerra as atividades às 18h.

Assumpção morou no bairro da Penha durante 20 anos de sua vida. O artista é natural de Tietê, no interior de São Paulo. Em 2020, o artista já havia sido homenageado com a criação do MU.ITA, Museu Itamar Assumpção.

Programação:

– 11h – Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário;

– 12h – Cerimonial de abertura com as presenças da secretária de Cultura do município, Aline Torres; da família Assumpção e do ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil;

– 14h – Pastoras do Rosário;

– Microfone aberto –

– 15h – Bloco da Micaela;

– Microfone aberto –

– 17h – Show Anelis Assumpção canta Itamar, com participação de Rincón Sapiência, no Teatro Martins Penna, no Centro Cultural da Penha. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 1h antes do show;

– 18h – Cortejo Ilú Oba De Min

-+=
Sair da versão mobile