Teatros de guerra

Só nos bastidores financeiro-empresariais se entrevê a verdade nada teatral da paz como etapa lógica da partilha elitista do roubo

Os russos ainda usam a expressão “teatro de guerra” para o conjunto das suas operações militares. Isso se liga a um jargão chique de generais, o “theatrum belli” do século 17 e dos escritos de Von Clausewitz, o pensador da morte dos outros, para quem “só o vencedor é sempre amigo da paz”.

Nada disso, porém, serve mais para designar o que a imprensa vem chamando de guerra. Não à toa o próprio Vladimir Putin proibiu a mídia local de dar esse nome à invasão da Ucrânia. Na mente de lobos predadores de carneiros, o fundamento da política não é a agregação de homens por deliberações racionais, mas a divisão violenta entre amigos e inimigos, portanto, a guerra. Só que Putin busca um nome mais palatável para a violência.

No viés imperial do bilionário autocrata, os ucranianos não deveriam ser considerados inimigos, e sim súditos virtuais da potência invasora. É o que especialistas chamam de “guerra de escolha”, essa que não visa à defesa de um território, mas à agressão por motivos escusos.

No caso da Ucrânia, o maior país europeu, com o primeiro lugar em reservas de urânio, há o motivo do roubo. Esse tipo de ataque se faz para dominar e explorar, como sempre aconteceu, aliás, com todas as guerras coloniais europeias e com os atuais massacres americanos no Oriente Médio. Não há mocinhos.

A novidade é que o alvo de agora é um “exterior próximo”, como definiu Putin, e branco. Do lado agressor, reaviva-se, na figura de um miliciano no poder, o nacional-imperialismo dos czares, que não engoliu a independência ucraniana. No agredido, a excepcional resistência, que seria em princípio o sentimento pátrio frente ao ressentimento russo.

Na verdade, é também a exasperação da direita radical que se enriquece no governo (Volodimir Zelenski é um dos cem bilionários do escândalo financeiro dos Pandora Papers, em 2021). Uma das unidades militares ucranianas de elite, denominada Azov, assume-se como nazista. No êxodo, proliferam relatos de discriminação contra quem não tem cor branca nem olhos azuis. Sofrimento do povo à parte, nenhum dos dois lados é flor que cheire a democracia.

Na fábula do lobo e do cordeiro, ganha o mais forte. O que não mais subsiste é a imagem midiática do teatro da guerra dirigido por generais. Fingindo que não servem a mafiosos, eles continuarão nas salas de mapas, narrando a morte alheia, pois outra não é a dramaturgia das armas.

Apenas nos bastidores financeiro-empresariais se entrevê a verdade nada teatral do que se encenou: a paz não como amor à vida, mas etapa lógica da partilha elitista do roubo.


Muniz Sodré

Sociólogo, professor emérito da UFRJ, autor, entre outras obras, de “A Sociedade Incivil” e “Pensar Nagô”.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

No caminho do BRT: as histórias por trás do legado da Rio 2016

Desde 2014, uma das obras consideradas como principal legado...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Rússia condena Brittney Griner, jogadora de basquete dos EUA, a nove anos de prisão

Um tribunal na Rússia condenou nesta quinta-feira (4) a jogadora de basquete...

Judeus pela Democracia denunciam massacre em Gaza, pedem cessar-fogo e alertam para antissemitismo

O coletivo Judias e Judeus pela Democracia São Paulo elaborou um...

Defesa de Brittney Griner recorre à sentença de 9 anos de prisão na Rússia

A jogadora de basquete norte-americana Brittney Griner, condenada na Rússia a...

‘Por que a guerra?’, perguntou Einstein a Freud em 1932

Quando o grupo Judias e Judeus pela Democracia São...

Rússia acrescenta ‘Movimento LGBT internacional’ à lista de indivíduos e entidades ‘terroristas e extremistas’

O órgão de fiscalização financeira da Rússia acrescentou nesta sexta-feira o que chama de "movimento LGBT internacional" à sua lista de indivíduos e entidades...

Capitalismo é incompatível com democracia, afirma escritor Achille Mbembe

Um dos mais importantes pensadores do mundo, o camaronês Achille Mbembe, de 66 anos, rejeita simplificações ao falar sobre as ruínas da geopolítica contemporânea. Ele recorre...

Fogo pela boca

Reinava. Não por força, mas porque podia. O cheiro de terra úmida do homem mais bonito do mundo. Os movimentos suaves e precisos, a...
-+=