TERREMOTO HAITI:Foco do terremoto de hoje no Haiti é muito próximo do registrado no dia 12

Novos tremores vão ocorrer durante semanas ou meses, diz sismólogo.
Magnitude 6,1 refletiu-se em intensidade leve para a maioria da população.

 

 

O foco do terremoto desta quarta-feira (20) no Haiti fica na longitude 72,88° oeste e latitude 18,43° norte. O da semana passada, 72,45° oeste e 18,45° norte. O hipocentro – o ponto de ruptura inicial, também chamado de foco – do tremor de hoje fica a 9 quilômetros de profundidade (epicentro é a projeção do hipocentro na superfície). O hipocentro do terremoto do dia 12 foi a 10 quilômetros de profundidade. Isso significa que a falha geológica que causou o tremor ainda está na fase de reacomodação, após o rompimento da semana passada.

 

“É uma réplica maior, e veremos réplicas mais ou menos intensas durante semanas ou meses”, explicou o sismólogo João Willy Correia Rosa, da Universidade de Brasília (UnB). “Ainda está havendo liberação de esforço na falha, e pode ser no mesmo ponto ou depois.”

 

A crosta da Terra é constituída por cerca de uma dúzia de grandes placas tectônicas (ou litosféricas), delimitadas por grandes falhas e profundas fossas oceânicas. O movimento da camada mais externa da Terra, mesmo que sejam só poucos centímetros por ano, produz tensões que vão se acumulando em vários pontos. Os terremotos são efeitos desse processo geológico de acúmulo lento e liberação rápida de tensões entre as placas, quando as rochas atingem o limite de resistência e ocorre uma ruptura . O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno, determina se o evento será um mero abalo ou um terremoto de grandes proporções.

 

A magnitude do tremor desta quarta-feira, 6,1, é bem menor que os 7 da semana passada. Para entender: afim de comparar os tamanhos relativos dos terremotos, o sismólogo americano Charles F. Richter, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), formulou em 1935 uma progressão logarítmica com base na amplitude dos registros das ondas superficiais de choque captadas pelas estações sismológicas: cada ponto corresponde a 10 vezes a amplitude das vibrações do ponto anterior e a 30 vezes a energia liberada.

 

Assim, as intensidades percebidas pela população hoje foram mais moderadas. A Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que a cidade de Petit Goave, com 15 mil habitantes, foi o local com a maior percepção de tremor (“severo”, ou grau 8 na escala Mercalli). Os 5 mil moradores de Grand Goave sentiram tremor “muito forte” (grau 7 na Mercalli). Para que se tenha uma ideia, o terremoto do dia 12 expôs 137 mil pessoas a efeitos “extremos” (grau 10 a 12 na escala). No nível 10 a maioria das construções é destruída até suas fundações, ocorrem danos sérios a barragens e diques e acontecem grandes escorregamentos de terra; na 11, tubulações são completamente destruídas; na 12, níveis topográficos são alterados e objetos são atirados ao ar.

 

haiti-grafico2

Mapa geológico da Ilha Hispaniola, compartilhada pelo Haiti a oeste e pela República Dominicana a leste (Foto: reprodução)

Fonte: G1

+ sobre o tema

Celeo Alvarez Casildo

Céleo Avarez Casildo es licenciado en Economía. Nació en...

Os Afrouruguaios

    Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada    ...

TERREMOTO HAITI:Homenagm a Miriam Merlet e todas as mulheres mortas no Haiti

*Un dolor compartido, pero siempre un dolor Solidaridad...

para lembrar

Entrevista a María Lamadrid

Por Viviana Marcela Iriart De acuerdo con...

Jornal espanhol revela bastidores da seleção argentina de Maradona

Fonte: Sidneyresende.com-A seleção argentina nunca treina durante a manhã....

TERREMOTO HAITI:Ex-presidente americano Bill Clinton chega ao Haiti

    O ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU...

TERREMOTO HAITÍ: Haitiano sobrevive em escombros um mês após terromoto

Homem de 28 anos foi encontrado nos destroços de...
spot_imgspot_img

O povo da Colômbia que celebra o Natal em fevereiro e com um Menino Jesus negro

Os moradores da cidade de Quinamayó, na Colômbia, celebram o Natal em fevereiro com uma procissão que inclui o boneco de um Menino Jesus...

Quanto você sabe sobre os afrodescendentes na América Latina?

Desafiamos você a responder este teste e avaliar seus conhecimentos sobre essa importante minoria Do El País  O que você sabe sobre os afrodescendentes na América...

Aniversario de la muerte de Franz Fanon

FRANTZ FANON: LOS CONDENADOS DE LA TIERRA…SIGUEN CONDENADOS Por Jesus Chucho Garcia para o Portal Geledés  Hoy 6 de diciembre se cumplen cincuenta y seis años…de la...
-+=