UFRJ propõe bolsas de estudo para cotistas

RIO – Além da proposta que detalha a criação de cotas para estudantes de escolas públicas estaduais, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta nesta quinta-feria (19) à comunidade acadêmica medidas de apoio à permanência desses alunos na instituição. No documento encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni), a reitoria sugere a oferta de 2 mil bolsas de estudo no valor de R$ 360, bilhetes de transporte gratuito e computadores portáteis (netbooks), além de aulas de reforço em disciplinas como português e matemática.

O representante do Centro de Ciência Jurídicas e Econômicas no Conselho Universitário, professor Marcelo Paixão, avalia que as medidas estão centradas nos cotistas e alerta que alguma delas, como a oferta de netbooks, podem estigmatizar esses alunos.

– É preciso pensar na universalização, na ampliação dos serviços para toda a comunidade acadêmica. A ampliação dos laboratórios de informática atenderia a esses estudantes e aos demais – disse em entrevista à Agência Brasil.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também defende a universalização. Os representantes estudantis criticam a lotação na Casa do Estudante e as filas do único Restaurante Universitário da UFRJ, ambos situados no campus da Ilha do Governador.

De acordo com a UFRJ, há 510 vagas na Casa do Estudante, todas preenchidas.

– Mas, na prática, está superlotado porque os alunos de lá cedem espaço para outros que precisam dormir perto do local de estudo – contesta Anderson Tavares, coordenador de Infraestrutura do DCE.

Os estudantes criticam também o grande número de refeições servidas por dia no restaurante universitário: 2,5 mil almoços, por R$ 2 .

– As filas começam às 10h – afirma Kenzo Soares, diretor de Cultura do DCE, que cobra a abertura de mais restaurantes e alojamentos nos outros campi da UFRJ.

A Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ foi procurada, mas não respondeu.

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande...

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e...

para lembrar

Curso gratuito de Harvard é traduzido para o português

Gabriel Lima Guimarães traduziu para o português o curso...

Prouni 2023: inscrições começam nesta terça; saiba quem pode se inscrever

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 1º semestre...

Gari defende TCC na Paraíba sobre ‘invisibilidade’ da profissão: ‘Ser a voz de tantos’

Gari concursado Ednilson Silva, de 31 anos, apresentou trabalho...
spot_imgspot_img

Escola quilombola recria jogo de xadrez com personagens históricos para valorizar a ancestralidade

Nasci, cresci e moro na Comunidade Quilombola Canabrava, no município de Flores de Goiás (GO). Por aqui, vivem cerca de 450 pessoas. Goiânia, capital...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas municipais de Belo Horizonte. Em 23 de setembro, foi sancionada a Lei Municipal 11.750/2024, de...

PUC recebe inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado

A Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio Grande do Sul, está recebendo inscrições para mais de 40 formações gratuitas, 100% online, com certificado....
-+=