UNESCO e parceiros promovem evento sobre papel da escola na formação de mais meninas nas ciências

Enviado por / FonteONU, por Pedro Barreto

A UNESCO e parceiros promovem nesta terça-feira (8) o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros promovem nesta terça-feira (8), às 17h, o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

Oportunizar uma educação com foco no STEM é uma necessidade latente nos sistemas educacionais de todo mundo. Isso porque, de acordo com a UNESCO, as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são imprescindíveis para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU.

Além disso, as profissões de um futuro bem próximo vão requerer habilidades e competências cada vez mais relacionadas a STEM. Portanto, outro ponto de atenção é oferecer às meninas os mesmos incentivos para se desenvolver nessas áreas. 

Para refletir e pensar em caminhos possíveis para uma educação em STEM igualitária, a UNESCO no Brasil, a rede Positivo-Educacional e a Disney no Brasil organizam esse evento.

Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o evento irá celebrar a importância de se investir mais na educação em STEM para mulheres e meninas. O seminário virtual também conta com o apoio de laboratórios de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no Brasil.

Saiba mais: https://conteudo.site.educacional.com.br/estrogenias-2-edicao-2022

+ sobre o tema

Não me ajuda, Luciano! por Lola Aronovich

Ontem de manhã a Giovana me mandou uma mensagem...

Aprovado fim da revista íntima de mulheres nos presídios do RJ

VITÓRIA! APROVADO FIM DA REVISTA ÍNTIMA Marcelo Freixo (original facebook),...

Um governo contra as mulheres

Três horas antes de as denúncias de assédio sexual...

para lembrar

CBF põe mulheres à frente do futebol feminino e iguala diária entre seleções

A CBF anunciou na tarde desta quarta-feira (2) as...

Os jovens negros morrem e as mulheres negras também morrem

Já faz um tempo que o movimento negro vem...

Homens são infantis e as mulheres é que são culpadas por isso?

Volta e meia me deparo com essas “pesquisas” que...

Em trem lotado, paulistano define: “aqui é Esparta, mano!”

Durante 3 horas, uma mineira do interior caminha e...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=