UNESCO e parceiros promovem evento sobre papel da escola na formação de mais meninas nas ciências

Enviado por / FonteONU, por Pedro Barreto

A UNESCO e parceiros promovem nesta terça-feira (8) o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e parceiros promovem nesta terça-feira (8), às 17h, o evento online “Estrogênias: meninas na ciência”.

O encontro debaterá o papel essencial da escola na formação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática – as quatro áreas conhecidas pela sigla em inglês STEM – com as cientistas brasileiras mais renomadas do mundo.

O evento conta com a participação de vencedoras do prêmio internacional L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, como a física e professora Márcia Barbosa.

Oportunizar uma educação com foco no STEM é uma necessidade latente nos sistemas educacionais de todo mundo. Isso porque, de acordo com a UNESCO, as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são imprescindíveis para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostas pela ONU.

Além disso, as profissões de um futuro bem próximo vão requerer habilidades e competências cada vez mais relacionadas a STEM. Portanto, outro ponto de atenção é oferecer às meninas os mesmos incentivos para se desenvolver nessas áreas. 

Para refletir e pensar em caminhos possíveis para uma educação em STEM igualitária, a UNESCO no Brasil, a rede Positivo-Educacional e a Disney no Brasil organizam esse evento.

Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro) e ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o evento irá celebrar a importância de se investir mais na educação em STEM para mulheres e meninas. O seminário virtual também conta com o apoio de laboratórios de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no Brasil.

Saiba mais: https://conteudo.site.educacional.com.br/estrogenias-2-edicao-2022

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

Globo de Ouro exclui mulheres e negros em premiação

O apresentador Ricky Gervais causou polêmica ao debochar da...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

“Queremos disputar nossa própria agenda na política”, afirma ativista indígena equatoriana

Vereadora feminista, Paolina Vercoutere lembra participação de mulheres indígenas...

para lembrar

No Dia Mundial da Filosofia, Unesco lança revista sobre mulheres

Iniciativa pretende incentivar escritoras a "produzir da maneira mais...

Turbante e cocar: Dia da Mulher para quem? Dia da Mulher para quê?

"Na minha aldeia mora uma cabocla, eu não sei...

“Reparação é reconhecer o que a História nos negou. E não é algo que a humanidade desconheça”, diz Epsy Campbell

Epsy Campbell Barr, presidenta do Fórum Permanente de Afrodescendentes da...

8 de março: o símbolo da luta das mulheres por seus direitos

O Dia Internacional da Mulher, concebido em 1910, foi...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

8 de março: os desafios por justiça racial e de gênero

Ao refletirmos sobre a situação das mulheres negras na sociedade brasileira, torna-se evidente que, apesar de alguns avanços na pauta racial, pouco tem sido...

Dia Internacional das Mulheres: a origem operária do 8 de março

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas como uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativos, ela não foi criada pelo comércio...
-+=