Unicamp abre inscrições para Vestibular Indígena e na modalidade com 639 vagas diretas pelo Enem

Enviado por / FonteDo G1

Interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (1) e até o dia 30 de novembro. A taxa é de R$ 30 para quem tentar uma cadeira via Enem. Vestibular Indígena ocorre em conjunto com a UFSCar.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta terça-feira (1) as inscrições para o Vestibular Indígena 2023 e também para a modalidade com 639 vagas diretas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados têm até 30 de novembro para fazer a inscrição.

No caso do processo seletivo para indígenas, a Unicamp realiza o vestibular em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cada universidade oferta 130 vagas, destinadas a estudantes indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas.

“Os candidatos ao Vestibular Indígena 2023 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova”, informou a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Vagas via Enem

  • Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública: 50% das vagas.
  • Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas: 50% das vagas.

O pagamento da taxa de R$ 30 poderá ser realizado até o dia 5 de dezembro. Candidatos que receberam a isenção em maio também precisam fazer a inscrição.

Candidato pode escolher 2 cursos

De acordo com a Comvest, os candidatos podem fazer até duas opções de curso no momento da inscrição para os dois tipos de processo seletivo.

“No Vestibular Indígena as opções não podem ser na mesma universidade, ou seja, é necessário escolher uma opção de curso na Unicamp e outra na UFSCar”, explicou.

Nas duas modalidades haverá até cinco chamadas para matrícula online.

Provas e notas do Enem

Vestibular Indígena

A prova será aplicada em sete cidades de quatro estados: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

O exame será no dia 22 de janeiro de 2023, em língua portuguesa, com questões de múltipla escolha e uma redação. A divisão das questões será da seguinte forma: linguagens e códigos (14 questões); ciências da natureza (12 questões); matemática (12 questões); ciências humanas (12 questões).

O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar.

“Os candidatos ao curso de licenciatura em música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a prova de habilidades específicas em música, com o envio eletrônico de vídeos, pela internet”, esclareceu a Comissão.

Enem

Na modalidade Enem-Unicamp, as provas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Os candidatos poderão utilizar somente as notas do Enem 2022. Os pesos e notas mínimas exigidas em cada prova estão descritos no edital e na página da Comvest.

+ sobre o tema

para lembrar

Fazendeiros transformam MS em Estado sem lei

Força Nacional cruza os braços na morte do índio...

O indígena, aquele que deve morrer

A questão indígena é um problema que nunca foi...

Após perseguição, índios voltam a construir malocas

Habitação coletiva indígena foi combatida por religiosos nos anos...
spot_imgspot_img

Pedidos de isenção de taxa no Enem 2024 começam nesta segunda (15); veja datas

Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2024. O prazo vai até 26 de abril. Os interessados...

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de provas do vestibular 2025, que será realizado no segundo semestre deste ano. Serão mais de 8...

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Romper o silêncio e assistir aos pais desmancharem-se em lágrimas de alegria diante de sílabas pronunciadas dos filhos. Na rotina da fonoaudióloga Luana Marques,...
-+=