Unicamp disponibiliza 12 cursos gratuitos on-line; confira

Enviado por / FonteCatraca Livre

Programas são nas áreas da arte, tecnologia, administração, saúde e educação

Escola de Extensão da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em parceria com a plataforma Coursera, oferece 12 cursos gratuitos para estudantes de todo o Brasil. Para ter acesso ao programa educacional, basta o interessado criar uma conta no site.

Os cursos com conteúdo criado por docentes da universidade são voltados para as mais diversas áreas, desde tecnologia, administração e música, até saúde e beleza.

Para receber o certificado de conclusão é necessário pagar uma taxa, devido à verificação de identidade. No entanto, o estudante que não tenha condições financeiras de arcar com o custo pode requerer auxílio para a emissão.

Pluralidades em Português Brasileiro

Este curso é voltado para estudantes de Letras em qualquer nível de graduação que desejem adquirir mais conhecimentos sobre as características únicas do nosso idioma, como os regionalismos e a riqueza cultural da Língua Portuguesa.

Pensamento Crítico, Lógica e Argumentação

Depois de concluir este curso, o aluno estará equipado com ferramentas para analisar a validade e a força de todos os tipos de declarações e argumentos, de propaganda a artigos de opinião na política e na mídia, veredictos de tribunais e debate geral.

Princípios Gerais da Técnica do Violino e da Viola de Arco

Esse curso visa fornecer informações sobre aspectos básicos da técnica do violino e da viola de arco. Ao longo de 18 aulas, com duração média de 7 minutos cada, serão abordados temas como posicionamento do instrumento, maneiras de posicionar a mão esquerda, como segurar o arco, como executar os principais golpes de arco, como estudar mudanças de posição, etapas para desenvolvimento do vibrato e sugestões para a organização do estudo diário do instrumento.

A Complexidade Sensível: Um Paralelo Entre Arte e Videogames

Este curso oferece respaldo aos interessados em atuar como desenvolvedores, pesquisadores e docentes na área dos jogos, tendo como foco o entendimento destes como partes integrantes da cultura contemporânea e do cenário artístico atual.

Serão apresentados conceitos fundamentais às discussões dos videogames vistos como expressões culturais e artísticas. Através de videoaulas, leituras recomendadas, entrevistas com especialistas, exercícios reflexivos e discussões em grupo

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Android

Este curso tem como objetivo propiciar um primeiro contato com a Programação para Dispositivos Móveis que operam na plataforma Android. O Android Studio será utilizado como ambiente de desenvolvimento desde o início do curso e você receberá dicas de como obter ajuda quando alguma tarefa estiver consumindo mais tempo do que o necessário. Ao solucionar problemas por conta própria, você irá adquirir a autonomia necessária para concluir projetos de programação.

Alfabetização Midiática Informacional e Diálogo Intercultural – Unesco e Unicamp

Este curso quer pensar junto com você sobre um fenômeno recente no Brasil, que é a presença de uma grande quantidade de informação via mundo digital. Vamos mostrar diferentes caminhos do que podemos fazer com essa quantidade incrível de mídias e como participar da construção de conteúdo digital de maneira sóbria e segura.

Saúde Baseada em Evidências

Por que as informações na área da saúde são tão conflitantes? Existe algum lugar em que a informação sobre saúde é confiável? O que devo considerar ao deparar com alguma novidade que parece mágica? Como o sistema de saúde é afetado por essas questões? Essas e outras perguntas nortearam o curso Saúde Baseada em Evidências.

Além dessas reflexões, são apontados aspectos sobre o desenvolvimento de pesquisas médicas que fornecem subsídios para uma interpretação mais apurada dos fatos.

Revisão Sistemática e Meta-Análise

Este curso introduz um tipo de estudo conhecido por revisão sistemática e esmiúça cada uma de suas etapas: estruturar perguntas factíveis, organizar buscas por evidências científicas, selecionar artigos de maneira confiável, coletar dados dos artigos selecionados, avaliar a qualidade da evidência disponível, sintetizar o conjunto de evidências, atribuir confiança na síntese e divulgar no ambiente científico.

Cosmetologia em Prol do Envelhecimento com Saúde e Beleza

Esse curso foi planejado com muito cuidado e dedicação visando trazer conhecimentos clássicos e atuais sobre o processo de envelhecimento, produtos cosméticos e as múltiplas vias de atuação de substancias ativas aplicadas em produtos para prevenção e atenuação dos sinais de envelhecimento da pele.

Cosmetologia: Prática de Manipulação de Cosméticos

Neste curso será abordado conceitos referentes à manipulação de formulações cosméticas, contendo ativos aplicados na prática de intervenção cosmética, usados para prevenir o envelhecimento cutâneo precoce, e também para cuidar da pele madura.

Conceitos Básicos de Logística e Supply Chain

Neste curso o aluno irá desenvolver habilidades que permitam criar soluções para problema operacionais típicos usando conceitos básicos da Logística e do Supply Chain: Transporte, Estoques, Informação e Nível de serviço.

Processamento Digital de Sinais – Amostragem

Nesse curso, o aluno irá entender um ingrediente fundamental da revolução digital: a amostragem, que permite que sinais como músicas e imagens sejam armazenados e processados em dispositivos digitais.

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Curso: Espaços culturais – lugares de livre associação

A Comunidade Cultural Quilombaque, movimento político étnico cultural regido...

Racismo na Unicamp: alunos negros relatam apologia ao nazismo e à violência

Um papel branco, com uma suástica desenhada, foi deslizado...

Unicamp 2024: prazo para pedir isenção em taxa do vestibular termina nesta segunda

A Unicamp encerra nesta segunda-feira (5) o prazo para pedido de...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...

Mano Brown, ‘Ícone do Ano’: “Precisamos colocar nosso povo no caminho do conhecimento. Roupa de grife é disfarce e entretenimento”

Mano Brown é um dos principais compositores do país desde o fim dos anos 1980, quando explodiu nacionalmente como líder do Racionais MC's. Essa influência foi...
-+=