Guest Post »
Unicamp inclui Racionais MC´s na lista de obras obrigatórias para o vestibular

Unicamp inclui Racionais MC´s na lista de obras obrigatórias para o vestibular

O disco escolhido foi “Sobrevivendo no Inferno”, de 1997, uma das produções mais importantes do rap nacional

Da Revista Fórum 

Reprodução/Clipe de “Diário de um Detento”

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das instituições de ensino mais tradicionais do Brasil, decidiu incluir o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, considerado um clássico dos Racionais MC´s, na lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020.

De acordo com o UOL, o grupo de rap do líder Mano Brown está na categoria “Poesia”, ao lado de sonetos do português Luís de Camões e de “A Teus Pés”, primeiro e único livro lançado em vida pela poetisa carioca Ana Cristina Cesar. De acordo com a Unicamp, elas expressam “diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira e portuguesa” e “possuem relevância estética, cultural e pedagógica para a formação dos estudantes do ensino médio”.

“Sobrevivendo no Inferno”, de 1997, é um dos discos mais importantes do rap nacional. As letras, compostas por Mano Brown, Edi Rock e Ice Blue, mostram as vivências e desejos do jovem da periferia, passando por temas como a desigualdade social, a miséria e o racismo. “Diário de um Detento” é o principal sucesso e o disco foi o mais vendido da carreira do grupo, com 1,5 milhão de cópias.

Acompanhe o clipe oficial do rap “Diário de um Detento”:

Artigos relacionados