Unilab terá primeira colação de grau

Um grupo de estudantes do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU) viverá, nesta sexta-feira (12), um momento histórico não só para eles, como para a Unilab: a colação de grau da primeira turma da universidade. O evento ocorre no Campus das Auroras, a partir das 18h, e conta com a participação de familiares dos formandos e de toda a comunidade acadêmica.

Do Vermelho

Divulgação/UNILAB

Para a diretora do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Monalisa Valente, este é um momento emocionante, pois se trata de uma construção coletiva, sem perder de vista o projeto da Unilab: um processo de mão dupla de internacionalização e interiorização.

“A primeira formatura de discentes da Unilab reflete o sonho sendo realizado com o preenchimento dos requisitos essenciais delineados nas diretrizes de uma universidade com vocação internacional, especificamente com diálogo com países africanos da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] e do Timor Leste, com sede implantada no Maciço do Baturité, no interior do Ceará, inserido em suas diretrizes. É um momento emocionante para todos que trabalharam e ainda trabalham para a consolidação da universidade”, declarou.

Formanda e diretora da comissão de formatura, a estudante brasileira Valdélia Freitas afirma estar vivendo um momento único. “Pela importância que é ser a primeira turma de formandos da Unilab e também porque o nosso curso acabou de ser reconhecido. Para mim, que já tenho 42 anos, estar vivendo esse momento agora, tanto como aluna como quanto diretora da comissão de formatura, é uma emoção muito grande. Vou ser também a oradora da turma, fui escolhida praticamente por unanimidade”, comemora.

Também formando, o estudante angolano Jorge Cambinda fala da alegria de estar concluindo o ensino superior na Unilab. “É uma sensação de dever cumprido, satisfação enorme. Não só pela universidade, mas também por mim, por estar concluindo o ensino superior, a primeira fase de muitas. Para a universidade ficam muitos ganhos, muitas vitórias a ser somadas. Todos têm a ganhar”, disse. Ele pretende cursar, agora, a terminalidade de Sociologia.

Transporte para a colação de grau

A Unilab disponibilizará ônibus para o Campus das Auroras, saindo dos campi da Liberdade e do Palmares, às 17h. Após o evento, haverá ônibus retornando para os campi.

Sobre o Bacharelado em Humanidades

O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em relatório publicado no último dia 02. A avaliação obteve conceito final 4, o que indica, segundo o relatório, um perfil de qualidade “muito bom”.

O Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) oferta 320 vagas anuais, distribuídas em formato trimestral. O curso funciona no período noturno e tem caráter interdisciplinar, com duração mínima de oito e máxima de 12 trimestres, sendo possível concluir o curso em seis trimestres. O quarto e oitavo trimestres são denominados “trimestre de integração” – estes envolvem a realização de disciplinas optativas e atividades complementares.

O curso corresponde a um primeiro ciclo de formação do graduando. Ao longo dos dois anos, o discente entra em contato com uma formação generalista de componentes inseridos no PPC e, dada a flexibilidade curricular do projeto, que possui articulação temática em sua proposta com os trânsitos entre países africanos e Brasil, o estudante pode optar por um dos cursos do segundo ciclo: as licenciaturas em História, Sociologia, Pedagogia ou o bacharelado em Antropologia. Desse modo, o discente poderá ingressar com segurança na área que melhor se identifica, evitando-se, por exemplo, a evasão comum em muitos universitários por entrarem em uma área e perceberem não condizer com suas expectativas. O egresso ainda poderá optar em não cursar o segundo ciclo e se dedicar a atividades profissionais em instituições culturais, arquivos públicos e ONGs que tratam sobre questões de gênero, raciais, antropológicas ou de história africana e afro-brasileira ou podem ainda ingressar em uma pós-graduação.

Os docentes do curso são doutores formados em instituições reconhecidas e todos trabalham em tempo integral de 40h, com dedicação exclusiva, sendo do quadro efetivo da instituição. Segundo a comissão de avaliação do MEC, constatou-se que a instituição possui um corpo docente com titulação excelente e considerável experiência no Ensino Superior.

 

 

+ sobre o tema

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...

Lei torna obrigatória a notificação de casos de bullying no Rio

Os casos de bullying e de violência contra...

Para Haddad, falhas em questões do Enem estarão na ‘taxa de tolerância’

Gabarito oficial do Exame deve ser divulgado nesta terça-feira...

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

para lembrar

MEC divulga datas para inscrições no Sisu. Veja as datas

O ministério afirma que haverá três chamadas subsequentes após...

Prazo de matrícula dos aprovados no Sisu termina nesta quinta

O prazo de matrícula dos cerca de 16 mil...

Aluno que fizer reforço de matemática receberá R$ 50 em SP

Estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática em...

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=