Universidades do Exterior poderão aderir ao ProUni 2011

 

Universidades do exterior poderão aderir ao ProUni em 2010 e 2011 (Programa Universidade Para Todos) para receber estudantes brasileiros.

O convênio entre o MEC (Ministério da Educação) e a instituição de ensino interessada deve ser feito através do módulo internacional do programa.

As informações constam em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (30). A assessoria de imprensa do ministério confirmou os dados.

Cada acordo terá mecanismos diferentes para a concessão das bolsas e benefícios, assim como para o fornecimento das passagens aéreas, seguro-saúde e custeio de cursos de língua. Também deve ser oferecido auxílio-residência.

A seleção dos candidatos será feita com regras e critérios semelhantes ao atual sistema do ProUni.

O custeio das bolsas, pelo lado brasileiro, ficará a encargo da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As notas do aluno serão avaliadas unicamente pela universidade estrangeira, que definirá a cada semestre se renova ou não a bolsa e a permanência do beneficiado.

Em contrapartida, universitários estrangeiros das mesmas faculdades poderão vir estudar no Brasil, em instituições brasileiras. Eles podem ser beneficiados com bolsas excedentes do ProUni nacional.

Espanha

Um convênio firmado com a Universidade de Salamanca, na Espanha, foi o primeiro passo para os acordos internacionais do ProUni.

São 40 bolsas oferecidas para estudantes, no valor de R$ 30,5 mil aproximadamente (cerca de 11,8 mil euros).

Os alunos interessados serão selecionados de acordo com os critérios do ProUni. O acordo valerá, inicialmente, pelos próximos quatro anos – serão dez bolsas abertas por ano.

Os beneficiados inicialmente virão dos cursos de biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de edificações, engenharia de materiais, matemática e sociologia.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a escolha dos dez primeiros alunos será feita de acordo com as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Fonte: Prouni 2011

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Ser menina na escola: estamos atentos às violências de gênero?

Apesar de toda a luta feminista, leis de proteção às mulheres, divulgação de livros, sites, materiais sobre a valorização do feminino, ainda há muito...

Como a educação antirracista contribui para o entendimento do que é Racismo Ambiental

Nas duas cidades mais populosas do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, o primeiro mês do ano ficou marcado pelas tragédias causadas pelas...

SISU: selecionados têm até quarta-feira para fazer matrícula

Estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até quarta-feira (7) para fazer a matrícula...
-+=