Vacinação contra o HPV começa 2ª para meninas entre 11 e 13 anos

CLÁUDIA COLLUCCI,

Em meio a uma controvérsia médica, escolas públicas e postos de saúde de todo o país começam a vacinar a partir de segunda-feira meninas entre 11 e 13 anos de idade contra o HPV (papilomavírus humano), associado ao câncer de colo de útero.

No Estado de São Paulo, a expectativa é que 808,3 mil adolescentes nessa faixa etária (80% do total) sejam vacinadas até 10 de abril. Em outros países, como os EUA, a cobertura não atinge 50% do público-alvo.

A vacina não será compulsória. Caso a menina se recuse a ser imunizada na escola, ou os seus pais a proíbam, receberá orientação para procurar um posto de saúde.

Embora apoiada pela maioria das sociedades médicas, como a de pediatria, ginecologia e de infectologia, a campanha enfrenta resistência entre os médicos de família, que somam 3.300 no país.

Para a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), não há evidência de que a vacinação seja mais eficaz do que a atual estratégia de prevenção (Papanicolau) e nem de que a imunização será duradoura.

Daniel Knupp, diretor da SBMFC, diz que também há preocupação com a segurança da vacina e com os efeitos colaterais graves, como aumento na incidência de doenças autoimunes -diabetes tipo 1, por exemplo.

Segundo a infectologista Rosana Richtmann, o principal efeito adverso verificado em outros países é a síncope (desmaio). “Temos de ter o cuidado de vacinar os adolescentes sentados, e mantê-los em observação por 15 minutos.” A estratégia será adotada nos postos e nas escolas.

Em relação a outros efeitos colaterais mais graves, como paralisias, não há uma relação causal entre a vacina e a doença, segundo ela. No mundo, 134 milhões de doses da vacina quadrivalente já foram distribuídas desde 2006.

“Vacinam-se muitos jovens e entre eles há aqueles que desenvolveriam alguma doença de qualquer maneira”, afirma. O Ministério da Saúde também atesta a segurança da vacina.

VACINAÇÃO

No Estado de São Paulo, a vacinação ocorrerá em 5.000 postos de saúde, entre 8h e 17h. Segundo a médica Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria da Saúde, a campanha nas escolas ficará a critério dos municípios.

“A campanha vai até dia 10 de abril, mas a vacinação nos postos será permanente.”

Na capital, haverá vacinação em 550 escolas municipais. Alunas das escolas estaduais ou particulares serão orientadas a procurar um dos 447 postos de saúde. A meta é vacinar 211.288 meninas.

A recomendação é para que as garotas levem a caderneta de vacinação, mas a falta dela não será impeditivo para a vacinação.

O esquema vacinal será dividido em três etapas. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois.

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Médicos fazem laqueadura em mulher grávida

A cirurgia foi realizada em outubro na cidade de...

Deises e Leilanes: abandonadas sem vale-táxi e SAMU-cegonha, por Fátima Oliveira

É cruel a assistência ao parto em muitos recantos...

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo,...

Brasileiro consome mais que o dobro do sal recomendado pela OMS

Jefferson Puff Apesar do alardeado resultado de um acordo entre...

para lembrar

Marlye Cantora e o sonho de ser professora e artista são destaque do mês no Museu da Pessoa

Criada por sua mãe, Marlye cresceu com dois sonhos:...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos concursos públicos. A proposta de renovação apresentada pelo governo Lula e elaborada de forma interministerial tem sofrido...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...
-+=