Vereador Silvio Humberto denuncia racismo em livro didático para crianças com cunho preconceituosos

 

Lendo o texto “As bonecas de Fernanda”, de autoria de Alexandre Azevedo e incluído nos livros didáticos do Instituto Alfa e Beta, adotado pela rede municipal de ensino, o vereador Sílvio Humberto (PSB) classificou, na sessão ordinária desta quarta-feira (20/02), o conteúdo como racista.

Divulgação

Direcionado a crianças e jovens das primeiras séries do ensino fundamental, os textos de cunho preconceituosos, segundo o vereador que preside a Comissão de Educação e Cultura, têm impacto na autoestima desses estudantes.

“Fernanda tem duas bonecas: Uma é linda de se ver; a outra, coitadinha, é feinha de doer // A bonita se chama Teresa. Tem grandes olhos azulados, usa vestido de seda clarinho com botões dourados; A feia não tem nome, nem mesmo apelido. O vestido que usa é velho, rasgado e encardido // A bonita tem cabelo loiro, todo ele trançado; A feia tem pouco cabelo, de tanto que já foi puxado”.

Indignado após ler os versos, Sílvio Humberto questionou: “Para onde foi todo o esforço de 10 anos dos que lutaram pela implantação do ensino da cultura afro nas escolas?”.

Coisas desse tipo reforçam, na sua opinião, a tese de que os filhos de políticos têm que estudar em escolas públicas para obrigar a melhoria da qualidade.

Os vereadores Odiosvaldo Vigas (PDT) e Gilmar Santiago (PT) concordaram com o colega do PSB e sugeriram que a Comissão de Educação cobre da Secretaria de Educação providências no sentido de excluir do currículo este e outros textos de conteúdo racista.

 

concurso-plano-de-aula
Divulgação/Portal Geledés

Abertas as inscrições: Concurso de Plano de Aula – Aplicando a lei 10.639/2003

Fonte: Tribuna da Bahia

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

Faltam professores qualificados no ensino médio

Por: Cinthia Rodrigues Docentes desta etapa lidam com várias...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=