Visibilidade Lésbica: 10 livros de ficção que celebram o amor entre mulheres

Data foi estipulada para celebrar força, olhar sensível e importância da representatividade da mulher lésbica

FONTECNN, por Pedro N. Jordão
Capa do livro: “Um traço até você” de Olívia Pilar

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é nesta quinta-feira (29). A data foi estipulada para celebrar a força, o olhar sensível e a importância da representatividade da mulher lésbica para a sociedade. Por isso, listamos abaixo dez livros de ficção que falam sobre o amor entre mulheres.

Entre as obras estão livros lançados recentemente, como “Um Traço Até Você”, de Olívia Pilar, e clássicos da literatura nacional, como a trilogia “Marcella”, “Marcellina” e “Anastácia”, de Cassandra Rios.

“Um traço até você” – Olívia Pilar

Capa do livro: “Um traço até você” de Olívia Pilar

História de uma jovem artista em busca de espaço em um mundo que tenta restringir seus passos. Sendo uma garota negra de classe média alta e aluna de uma das melhores universidades do país, Lina tem quase tudo na vida. Ela tem dúvidas sobre seu lugar na sociedade e lida com a falta de apoio dos pais para seguir seus sonhos.

Ao começar um novo estágio, ela conhece Elza, uma estudante do curso de Letras que a faz perceber que o mundo a enxerga de uma forma que ela não imaginava. Juntas, as duas constroem uma relação delicada e poderosa, enquanto enfrentam os desafios e inseguranças do início da vida adulta e descobrem quem são e quem desejam ser.

O livro foi lançado em 2023 pela editora Intrínseca.

“Marcellina” – Cassandra Rios

Capa do livro: “Marcellina” de Cassandra Rios

Romance em três livros (“Marcella”, “Marcellina” e “Anastácia”), onde a autora desenvolve uma técnica, na qual a leitura independe da sequência de como foram escritos.

O primeiro volume apresenta o perfil de Marcella visto por Anastácia; o segundo, o perfil de Anastácia visto por Marcella; e o terceiro, Anastácia e Marcella, onde toda a trama desenrola-se num final inesperado.

A escritora brasileira Cassandra Rios (pseudônimo de Odete Rios) é uma figura ímpar na literatura do país, a primeira a escrever sobre homossexualidade feminina, com muitas obras eróticas publicadas em alta tiragem. Cassandra Rios teve seus livros censurados pela ditadura militar, foi perseguida e ficou conhecida como “a escritora maldita”.

Os romances da trilogia Marcellina foram republicados em 1980 pela editora Record.

“Tempo-Abstrato” – Amanda Pickler

Capa do livro: “Tempo-Abstrato” de Amanda Pickler

Victória Conti é uma jovem insatisfeita com seu emprego de repórter de entretenimento, de pouca ambição, mas grande revolta com as pressões sociais da vida adulta. Ainda assim, contenta-se em viver com a mediocridade de seu emprego, refugiando-se na segurança de sua família e de sua melhor amiga. Até que o tempo resolve lhe pregar uma peça.

Tudo começa ao acordar com uma dor de cabeça e a percepção de que não está mais na época a que pertence. Uma década havia se passado: o cabelo mudou, o rosto envelheceu, a carreira aflorou, nem mesmo sua sexualidade havia permanecido a mesma.

“Tempo-abstrato” é uma história de amor, que tem como pano de fundo a crescente polarização e onda conservadora no cenário político brasileiro ao longo dos anos. Uma reflexão sobre os embates geracionais, a vida e a morte, a abstração do tempo e sua imprevisibilidade.

O livro foi lançado pela editora Se Liga neste ano de 2024.

“Girls Like Girls: uma história de amor entre garotas” – Hayley Kiyoko

Capa do livro: “Girls Like Girls: uma história de amor entre garotas” de Hayley Kiyoko

Hayley Kiyoko adaptou seu videoclipe de sucesso para um romance. Após a morte da mãe, Coley é obrigada a se mudar para uma cidade pequena e conservadora no Oregon com o pai. O momento está longe de ser o melhor para ela abrir o seu coração, mas tudo muda quando conhece Sonya.

Uma das garotas mais populares do colégio, Sonya é gentil, atenciosa e parece gostar da companhia de Coley. À medida que a amizade se aprofunda, sentimentos abrem espaço para algo a mais.

Coley não sabe se merece ser amada. Já Sonya nunca ficou com uma garota. Será que vale a pena manter esse amor em segredo, ainda que o mundo o condene?

O livro foi lançado em 2023 pela editora Intrínseca, e a autora está entre os nomes confirmados para participar da Bienal do Livro de São Paulo, em setembro.

Trilogia da Família Lancellotti – G. B. Baldassari

Capas dos livros que compõem a Trilogia da Família Lancellotti de G. B. Baldassari

Os três livros “Só Por Um Verão”, “De Repente Namoradas” e “De Repente Casadas” contam a história das personagens Helena Lancellotti e a jovem e irritante Pati.

Romance sáfico, a obra apresenta um enredo sobre os caminhos imprevisíveis que o amor usa para chegar até ao mais teimoso e descrente dos corações.

Os três livros foram escritos por G. B. Baldassari e lançados de forma independente em 2023.

“Em Todas as Gotas de Chuva” – J.S. Englantine

Capa do livro: “Em Todas as Gotas de Chuva” de J.S. Englantine

Em uma cidade pacata do interior, duas famílias eram conhecidas por uma intensa e decadente rivalidade no passado. Suas brigas extensas e competições cansativas impediram a maioria dos moradores de interagirem uns com os outros. No entanto, para Atena Lisboa e Cordélia Salgueiro, a hostilidade era apenas uma invenção de seus familiares para animar o dia a dia e alimentar seus egos.

Embora achassem o assunto ridículo, Atena e Cordélia mantiveram uma distância cautelosa uma da outra. Até que uma coincidência do destino as faz dividir o mesmo assento em uma longa e exaustiva viagem de trem, que promete refazer um trajeto nostálgico e mágico que fez parte da infância das duas.

Lado a lado, a um banco de distância, é provável que a disputa familiar seja rapidamente banida.

O livro foi lançado em 2023 pela editora Qualis.

-+=
Sair da versão mobile