Yale homenageia menina negra denunciada à polícia por pulverizar insetos invasores

Enviado por / FontePor Zoe Sottile, da CNN

Escola de Saúde Pública de Yale realizou uma cerimônia para celebrar os esforços de Bobbi para erradicar a espécie de mosca invasora em janeiro

A Universidade de Yale homenageou Bobbi Wilson, uma menina negra de 9 anos que foi denunciada à polícia após pulverizar moscas-lanternas, uma espécie de inseto invasor nos Estados Unidos.

A Escola de Saúde Pública de Yale realizou uma cerimônia para celebrar os esforços de Bobbi para erradicar a espécie invasora em 20 de janeiro, de acordo com um comunicado da universidade à imprensa.

A cerimônia também serviu como uma oportunidade para reconhecer a doação de Bobbi de sua coleção pessoal de moscas-lanternas para o museu Peabody de Yale.

“Yale normalmente não faz nada assim… isso é algo exclusivo para Bobbi”, disse a professora-assistente da Escola de Saúde Pública de Yale, Ijeoma Opara, que organizou o evento, no comunicado da universidade. “Queríamos mostrar sua bravura e como ela é inspiradora, e só queremos ter certeza de que ela continua a se sentir honrada e amada pela comunidade de Yale”.

Em outubro, Bobbi estava testando um repelente caseiro para borrifar moscas-lanternas em sua cidade natal, Caldwell, Nova Jersey. Os departamentos agrícolas estaduais de todo o país instaram os americanos a matar os insetos invasores, que representam uma ameaça para as árvores e plantas nativas.

Mas a busca de Bobbi para ajudar a remover as espécies invasoras foi interrompida quando um vizinho chamou a polícia relatando “uma pequena mulher negra andando, borrifando coisas nas calçadas e árvores em Elizabeth e Florence”.

A mãe de Bobbi, Monique Joseph, disse anteriormente à CNN que o incidente confundiu e afligiu sua filha.

O incidente chamou a atenção para a “adultização” de meninas negras, que, segundo especialistas, são tratadas com mais severidade pela polícia do que suas contrapartes brancas.

A cerimônia foi a segunda visita de Bobbi a Yale. Ela foi convidada a visitar a universidade logo por Opara após o incidente policial.

Na cerimônia, Monique elogiou Opara, que dirige um programa de orientação para adolescentes negras, por acolher e apoiar sua filha Bobbi, bem como sua filha Hayden, de 13 anos.

“Dra. Opara, você tem sido uma bênção”, disse ela, de acordo com o comunicado à imprensa. “Você faz parte do nosso testemunho e do que significa ter uma comunidade de cientistas e médicos incríveis, bonitos, negros e inteligentes, e mais importante do que isso é o seu coração e a sua paixão pelo trabalho que você faz”.

“Você nos ajudou a mudar a trajetória daquele dia”, acrescentou ela.

Para Monique, o incidente se tornou uma oportunidade de se manifestar contra o racismo em sua cidade e em todo o país.

“Estou ciente de que isso aconteceu para nós, não a nós”, disse ela na cerimônia, de acordo com o comunicado. “A razão pela qual Bobbi está aqui, e não estamos de luto, é porque alguém acima queria que fizéssemos parte da mudança contra o racismo em nossa cidade … É porque temos Bobbi que somos capazes de ficar aqui e fazer algo sobre isso, para falar por nós mesmos”.

“Eu não falo apenas por Bobbi. Não falo apenas por minhas filhas. Eu falo pelas crianças”, continuou Monique. “Falo por qualquer um que marque aquela ‘outra’ caixa, que tenha racismo contra eles, preconceitos contra eles”.

A coleção de moscas-lanternas de Bobbi já foi habilmente montada e está em exibição pública no Peabody Museum, de acordo com o comunicado.

+ sobre o tema

QuintoAndar oferece bolsas para pessoas negras que querem aprender programação

Notícia boa para quem quer se profissionalizar no ramo...

Malala fala sobre barreiras no acesso à educação de meninas no Brasil

O Fantástico conversou com exclusividade com Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz...

Fuvest 2023: veja o gabarito oficial da prova da primeira fase do vestibular

A Fuvest divulgou, na noite deste domingo (4), o gabarito oficial...

para lembrar

Racismo na infância: as marcas da exclusão

Como uma pessoa se torna racista e que tipo...

Festival Julho das Pretinhas realiza evento de arte-educação voltado para crianças negras

A terceira edição do Julho das Pretinhas reúne uma...
spot_imgspot_img

Progressão escolar amplia desigualdade racial, diz estudo

No começo da escolarização básica, alunos negros e brancos partem de condições desiguais. No final dela, estão ainda mais distantes. É o que indica...

Autoestima ajuda a driblar crueldade do racismo na infância

"Ser negra é algo que vai muito além da cor da pele." Essa frase é da Gabrielly. Ela tem 13 anos e já entende...

ECA e os direitos de crianças e adolescentes negras e negros

#primeirainfanciasemracismo  No dia 13 de julho de 2022 comemora-se 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de um momento de celebração,...
-+=