Coleção de livros grátis sobre História Geral da África

Olá leitores!

A coleção de livros grátis História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. Criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980.

Do Canal do Ensino 

Coleção de livros grátis
Imagem: Can Stock Photo

A edição completa da coleção de livros grátis já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Agora, o MEC oferece a versão para uso no Brasil e nas nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.

A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Segue a lista completa:

Boa leitura!

+ sobre o tema

Enem ganha força

A Furg é a quarta gaúcha a aderir integralmente...

Mulheres passam mais tempo na escola do que homens

Elas estudam cerca de seis meses a mais e...

O que é quilombo e quilombola?

Os quilombos surgiram como refúgios de negros que...

Fuvest divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular

Exame foi aplicado neste domingo (28). Lista de aprovados será...

para lembrar

Bullying afeta mais alunos de 5ª e 6ª séries

Por: TALITA BEDINELLI Pesquisa com 5.168 estudantes do país...

Lista dos Aprovados no CuiabaVest 25/05/2010

      LISTA DOS APROVADOS CUIABAVEST 25/05/2010 Atenção Alunos aprovados no teste seletivo...

Enem recebe inscrições até amanhã

Prazo para se candidatar foi prorrogado devido às...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=