10/09 – Ibope: Alckmin cai de 51% para 46%; Mercadante passa de 20% para 22%

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, caiu cinco pontos percentuais na preferência do eleitorado, saindo de 51% das intenções de voto para 46%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (10) e realizada entre 7 e 9 de setembro. Ainda assim, o tucano venceria no primeiro turno com 58% dos votos válidos.

Seu rival na disputa, Alozio Mercadante, oscilou dois pontos, passando de 20% para 22% no atual levantamento. Na soma dos votos válidos, teria 27%. A sondagem anterior havia sido feita entre 31 de agosto e o dia dois deste mês.

Celso Russomano (PP) obteve 8% das intenções de voto, contra 2% de Paulo Skaf (PSB); Fabio Feldmann (PV) teve 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco e nulo somaram 10%, contra 11% dos eleitores que se disseram indecisos.

Na simulação de segundo turno, Alckmin venceria com a preferência de 54% do eleitorado, contra 27% de Mercadante. Nesse cenário, brancos e nulos somaram 10%, ante 8% de indecisos.

A sondagem também abordou o índice de rejeição dos candidatos – isto é, em qual deles o eleitor não votaria de maneira alguma. Mancha (PSTU) foi rejeitado por 24% do eleitorado, Mercadante por 18%, Alckmin por 15% e Russomanno por 13%.

Na disputa pelas duas ao Senado, Marta Suplicy (PT) lidera com 36%, seguida por Netinho de Paula (PCdoB) com 33%, Romeu Tuma (PTB) e Aloysio Nunes (PSDB) com 16% cada, Ciro Moura (PTC) com 9% e Moacir Franco (PSL), com 4%.

Foram ouvidos 1806 eleitores, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número 83153/2010.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Por unanimidade, Câmara aprova PEC que acaba com voto secreto; proposta vai para o Senado

Por unanimidade e em votação aberta, os deputados federais...

A hóstia cuspida

A mão direita embaixo, a mão esquerda em cima,...

Mar Amar

Mar Amar Pezinhos na areia fofa e molhada de água salgada...

Jornalista recebe desculpas de Bolsonaro, mas diz que manterá ação judicial

A jornalista Bianca Santana, colunista de Ecoa, recebeu hoje...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...
-+=