108 mil pessoas não sabem que são soropositivas, alerta Saúde ao lançar campanha de prevenção no carnaval

Enviado por / FonteG1, por Paloma Rodrigues

Campanha publicitária do Ministério da Saúde será realizada nos meios de comunicação a partir desta sexta-feira.

Ministério da Saúde inicia nesta sexta-feira (17) uma campanha nos meios de comunicação sobre a importância da prevenção da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a comemoração do Carnaval, alertando também para a grande quantidade de pessoas que ainda não tem o diagnóstico da doença.

“Temos 108 mil pessoas no Brasil que têm HIV positivo no Brasil e não sabem. Isso é muito grave”, disse a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. “Essas pessoas são jovens, elas estão no carnaval. O primeiro passo para a prevenção é termos o diagnóstico. Precisamos que nossos jovens saibam da preocupação e dificuldade do tratamento”, afirmou.

O anúncio da campanha foi feito nesta quinta-feira (16). Essa é a primeira campanha publicitária realizada pelo Ministério da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A secretária reforçou a importância de toda relação sexual ser feita de maneira protegida. “Precisamos que nossos jovens compreendam que é preciso se divertir e é preciso se proteger. É preciso usar preservativo”, disse Ethel.

O chefe do Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem “farta e suficiente” distribuição em pontos em todo o país de preservativos internos e externos, garantindo que haja prevenção em todo tipo de relação sexual.

Segundo o Ministério, o foco da campanha terá como motes “conhecer, prevenir e tratar”.

O SUS também conta com métodos de prevenção específicos para quem irá se expor ou já se expôs ao vírus HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), que consistem na administração de medicamentos específicos para estes casos.

Covid-19

A ministra Nísia Trindade falou que a campanha voltada para o Carnaval também falará da importância do esquema vacinal atualizado contra a Covid-19. “Reforçamos que aqueles que não tem a cobertura vacinal completa, atualizada para Covid-19, que o faça”, afirmou.

Nísia afirmou que o ritmo de vacinação precisa aumentar. “Esse ritmo precisa acelerar muito. Mas também lembramos que recompusemos o estoque das vacinas infantis muito recentemente, os estados e municípios vem recebendo, então tem um tempo mesmo para a aceleração [do ritmo de vacinação].

“Esse será o carnaval da alegria, após tempos tão duros que vivemos, mas graças a proteção das vacinas será possível brincar. Mas fazemos questão de frisar a importância da proteção”, disse.

+ sobre o tema

Vacinação protege crianças de sequelas da covid-19

Além de evitar casos graves da covid-19, a vacinação...

A grande farsa: A quem serve o discurso de que Direitos Humanos só defende bandido?

O discurso, que nos remete aos porões ideológicos da...

ONU questionará ‘telhado de vidro’ do Brasil sobre direitos humanos

No dia 25, em Genebra, a entidade realizará avaliação...

para lembrar

USP tem 4 suicídios em 2 meses e cria escritório de saúde mental para alunos

Universidade implantará ferramenta unificada de assistência psicológica por Bianka Vieira no...

O racismo é fator determinante para o adoecimento das mulheres negras

por Vera Daisy Barcellos Buscar garantir o direito à saúde...

Racismo causa ansiedade e depressão em vítimas, diz pesquisa

Quem sofre racismo com frequência e em situações variadas...

O que é falso e o que é verdadeiro nos boatos sobre zika

Nas últimas semanas, mensagens escritas e em áudio nas...
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=