11 fatos positivos que você não sabia sobre a África

Em geral, quando se fala sobre o continente africano, o tom é negativa e pessimista. Mas esse não é o único jeito de olhar para a região. Durante fala em evento do Instituto Lula, na última quinta (23), Carlos Lopes, representante da Comissão Econômica das Nações Unidas para África, mostrou que a África tem muito a oferecer para o mundo. Veja a seguir 11 fatos positivos que você não sabia sobre a África.

Por: Diogo, do Instituto Lula

1. Tem uma inflação média abaixo dos 7% (Fonte: African Development Bank Group )

2. O PIB (Produto Interno Bruto, indicador que mede as riquezas produzidas) cresce a uma taxa de 5% ao ano desde 2000 (Fonte: African Development Bank Group ).

3. É o segundo maior mercado de telefonia móvel do mundo: 80% da população tem acesso a celulares (Fonte: African Development Bank Group).

4. A epidemia de ebola foi muito menor do que se previa: o Centro de Controle de Doenças dos EUA  falava em até um milhão de casos em janeiro de 2015. Foram apenas 19 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) .

5. É a região que mais cresce no mundo.

6. Tem uma classe média considerável: são 350 milhões de pessoas, 34% da população (Fonte: African Development Bank Group).

7. Em vários países, há uma alta proporção de mulheres no Congresso: Ruanda (65%), Ilhas Seychelles, Senegal e África do Sul, (mais de 40%). (Fontes: African Development Bank e Le Monde)

8. O principal parceiro comercial do continente é a China e o país que mais investe na África são os Estados Unidos. (Fonte: African Development Bank Group)

9. No Quênia, 30% do PIB é fonte de transações feitas pelo telefone celular, recorde mundial (Fonte: Le Monde) .

10. Sete países africanos estão entre as economias que mais cresceram no mundo entre 2010 e 2015 (Fonte: Ernest & Young).

11. O investimento direto estrangeiro na África cresceu cinco vezes desde o ano 2000. Hoje é de US$ 50 bilhões anuais. (Fonte: African Development Bank Group)

Assista à palestra completa de Carlos Lopes no evento promovido pelo Instituto Lula:

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

 

Leia Também:

10 ideias errôneas que temos sobre a África

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

“Presidentes Africanos”: Instituto Lula exibe documentário

  O Instituto Lula exibirá, na próxima quarta-feira...

Arqueólogos descobrem esqueletos de 3 mil anos com arteriosclerose na África

foto SUSIE GREEN/BRITISH MUSEUM   Os esqueletos com arteriosclerose  foram encontrados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=