segunda-feira, novembro 28, 2022
InícioEm Pauta12 argumentos de moradores do Jardim Europa contra o MIS, o Museu...

12 argumentos de moradores do Jardim Europa contra o MIS, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo

O Museu de Imagem e Som (MIS) virou alvo de um abaixo-assinado feito por moradores do Jardim Europa, na zona sul de São Paulo. Eles reclamam que a programação cultural do local perturba o descanso e a rotina dos cidadãos, gerando filas, barulho, congestionamento no trânsito e presença de vendedores ambulantes.

As aposentadas Maria Aparecida Brecheret e Martha Autran, ambas de 70 anos, coordenam o movimento dos moradores contra o museu. Elas afirmam já ter reunido cerca de 150 assinaturas, com o objetivo de enviar as reivindicações ao diretor do MIS, André Sturm, e à prefeitura. Um dos exemplos dados por elas é a exposição Castelo Rá-Tim-Bum, que atraiu várias crianças chegando de ônibus escolares todos os dias para visitar a mostra.

O diretor André Sturm confirma já ter recebido as solicitações, porém alerta para o teor preconceituoso que pode haver nas críticas dos vizinhos. Ele cita o caso dos moradores de Higienópolis, que se colocaram contra o metrô na região porque não queriam “gente diferenciada” circulando pelo bairro.

A festa Green Sunset também foi criticada por gerar tumulto no Jardim Europa. O evento é realizado em um sábado por mês, há três anos e meio. Sobre o assunto, Sturm garantiu que o som é desligado às 22 horas e que toma todas as precauções necessárias para evitar transtornos.

O drama do dia em São Paulo é a revelação do tal abaixo-assinado contra o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Os argumentos das senhoras contrárias ao museu que atraiu milhares de visitantes com exposições como a de David BowieCastelo Rá-Tim-BumStanley Kubrick e agora tem em cartaz a trajetória de Graciliano Ramos.

 

1. Ônibus param na rua para desembarcar as crianças

2. A rua enche de barulho

3. MUITO barulho!

4. É um horror de manhã

5. O trânsito fica impossível

6. O pessoal que vem eu admiro, mas…

7. …Eles fazem fila na frente de nossa casa!

8. O MIS perturba o descanso noturno

9. A festa Sunset não deixa ninguém dormir

10. O museu está destruindo parte do Jardim Europa

11. A rua já foi considerada a mais bonita do bairro e acabou

12. Estamos desesperados

 

Agora, a resposta do diretor do MIS, André Sturm:

“Não respondi [o abaixo-assinado] porque é uma manifestação semelhante àquela em Higienópolis, quando anunciaram que ia ter Metrô e os moradores disseram que não queriam gente diferenciada. É preconceituoso.”

 

 

Fonte: BrasilPost e SpressoSP

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench