13 Possíveis temas de Redação do Enem 2016

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Do Hora do Enem 

A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos. Entre a prova mais importante é a redação, por isso confira abaixo mais informações sobre o exame.

Conteúdos da Prova de Redação do Enem

Quase 9 milhões devem se inscrever na próxima edição do Enem e o tema da redação será escolhido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) organizador das questões.

Na prova de redação do ENEM 2015, o tema foi A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. O assunto proposto mostrou como os candidatos devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo.

A redação deve ter um texto dissertativo e argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

O candidato deve respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação. As provas são feitas no sábado e no domingo, no horário de Brasília, e os estudantes recebem em suas residências os cartões de confirmação com o número da inscrição, o local da prova e a opção de língua estrangeira, antes da realização do exame.

 

Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2016

O tema da redação do ENEM é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser temas da prova do exame.

Alguns assuntos são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.

A falta de água

Pode ser um possível tema já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.

A falta de recursos hídricos

É a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a falta de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.

As manifestações políticas

Que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

A mobilidade urbana

É um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.

Preconceito racial

Que alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação do ENEM 2016.

O conceito da família

Deste século, com o objetivo de debater sobre a adoção de crianças por casais homossexuais e sobre a nova norma na guarda compartilhada de crianças, quando os pais se divorciam.

Dengue, Zica e Chikungunya

O tema pode pedir para falar dos novos casos das doenças, das campanhas de combate e sobre a conscientização da população. Os crescentes casos de microcefalia, que ainda não tem sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito aedes aegypti.

As campanhas de vacinação

Principalmente contra o Sarampo e o HPV, para meninas de até 13 anos de idade. Um assunto batido, mas que o estudante deve estar sempre preparado é sobre os problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos, além do Programa Mais Médicos.

O limite da estética e da saúde

Também é um bom assunto. Até onde o ser humano pode ir para atingir a sua exigência em relação à beleza. O busca pelo corpo perfeito, com dietas, cirurgias plásticas e produtos, tem limite?

A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global

São assuntos comuns nessa área. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.

Intolerância religiosa

O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

Justiça com as próprias mãos

Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.

Corrupção na Petrobras

O tema mais recorrente na mídia nos últimos meses é perfeitamente possível cair na redação do ENEM. Desde as primeira etapas da Operação Lava-Jato a mais de dois anos, está praticamente todos os dias nos noticiários. É um assunto muito polêmico pois envolve nomes da política e de grandes empresas e gerou o estopim nas manifestações contra e a favor do atual governo brasileiro.

enem-negro

Veja mais alguns possíveis temas de Redação do ENEM 2016

Desigualdade étnica e de gênero

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

Liberdade de expressão e mídia

Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo em 2015. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.

Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

Escândalo e corrupção na FIFA

Recentemente foi divulgada a prisão de diversas pessoas ligadas a FIFA e a esquemas de corrupção, na copa que foi realizada no Brasil e nas duas próximas. É bom ficar atento(a) a isso!

Consumo de álcool e droga por adolescentes

Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.

Intolerância religiosa

Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.

Limites entre humor e bullying

Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.

Como Utilizar a nota do ENEM

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes que irão concluir o ensino médio, mas hoje ele é requisito fundamental para a entrada de alunos em instituições públicas e privadas de ensino superior em todo o Brasil e em programas governamentais de financiamento e custeio para estudantes universitários.

Entre os programas que utilizam a nota estão o Prouni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil), o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)

Como Funcionam a Inscrição para o Enem

O ENEM é organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação (MEC). Os candidatos que desejam fazer o Enem precisam acessar o endereço eletrônico. No ato da inscrição é necessário que o estudante informe o número do RG, do CPF, um endereço de e-mail e crie uma senha pessoal. Ao final do processo, o aluno deve imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 até a data de vencimento.

Os candidatos que estudam em escolas da rede pública, declaradas no Censo Escolar da Educação Básica, e que estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência no momento da inscrição. O estudante deve antes consultar se está dentro das normas exigidas pelo regulamento de acordo com o Edital do Enem.

Em 2014, houve um crescimento de 21,6% no número de inscritos em relação ao ano de 2013. Os alunos responderam 180 questões objetivas no Enem, divididas entre as disciplinas de ciência da natureza e ciências humanas e matemática, linguagens e códigos e redação. Espera-se que esse número seja superado em 2015.

Todos os estudantes do ensino médio da rede pública e particular devem fazer o Enem. As inscrições para a prova de 2016 devem ocorrer a partir do mês de maio. A prova de redação vale no máximo 1000 pontos, sendo uma das etapas mais importante e sempre é realizada no domingo, de acordo com o horário de Brasília.

Como fazer uma boa Redação para o ENEM? 

Essa é sem dúvida a pergunta mais comum que recebemos sobre o ENEM. Tem muitas pessoas que nos enviam e-mails e comentam nas nossas páginas sobre como fazer a redação do ENEM.

A resposta não é muito simples, pois são diversos os critérios de avaliação, mas posso dizer que o principal motivo de os alunos tirarem zero na Redação do ENEM é fugir do tema!

Analisando diversas redações nota 1000 notamos que todas tem as mesmas características. São bem escritas, coesas, falando sobre o tema proposto, poucas palavras.

Como são muitas informações não temos como escrever tudo aqui neste post, por isso compilamos todas as dicas em uma apostila com 30 páginas explicando tudo que você precisa saber sobre a Redação do ENEM. Além das dicas temos exemplos de redações nota 1000 e também uma redação desmembrada e comentada para você se dar bem no ENEM.

Faça um exercício em casa, analise os temas propostos aqui neste site, e crie uma tese e argumentação para cada um deles, assim você vai praticar antes de fazer a prova!

Conteúdo da prova do ENEM

Conforme as edições passadas, o ENEM 2016 é feito em quatro provas de 45 questões cada, abrangendo todas as matérias ensinadas durante o ensino médio. A prova é dividida em quatro temas: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias. Os itens envolvem estatísticas, geometrias e funções.

A prova do ENEM envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual das questões pelos candidatos. Um das provas mais importantes é a de uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e na sociedade.

O exame usa competências e habilidades, com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

Conheça a história da Camila: “Cometi um erro imperdoável no ENEM!”

Veja a história da Camila, que perdeu um ano de estudo por conta de um erro simples:

“Meu nome é Camila, tenho 19 anos. Hoje sou estudante de Medicina, mas perdi um ano inteiro de estudo por conta de um erro imperdoável na prova do ENEM.

Eu sempre fui muito dedicada, por isso passei todo o meu terceiro ano do ensino médio estudando para o Enem. Eu era uma aluna exemplar. Mas no ano que fiz a primeira vez o exame, cometi um erro grave, pois não tive orientação.

Fiz uma prova impecável, acertei mais de 70% das questões. E pra mim a aprovação já estava garantida. Até que em Janeiro, recebi o resultado: ZERADA na prova do ENEM. Fiquei incrédula. O que poderia ter acontecido?

Ninguém nunca tinha me contado que a Redação do ENEM era eliminatória! E perdi um ano inteiro de estudos por conta desta falha imperdoável! Horas e horas em casa, estudando deixando de sair com as amigas, deixando de aproveitar e no final, perdi todo esse tempo por causa de um erro..

Foi então que minha amiga Natália me apresentou um Guia que realmente foca no que importa: A Redação do ENEM. O nome do Guia é Redação Total ENEM, e ele me ajudou a ser uma aluna nota mil em redação, um ano depois da minha maior mancada.

Neste Guia, aprendi que a gente zera a Redação, não por incompetência, mas sim por não saber como desenvolver uma argumentação correta, elaborar bem a tese e também por não ter muita coesão no texto. Redação é pura técnica, e neste Guia Redação Total ENEM aprendi todas as técnicas para ser uma aluna nota mil.”

Assim como a Camila, muitos alunos perdem seu ano de estudo por falta de informação. E para que isso não aconteça, você precisa estar preparada, bem informada e ficar ligada aos possíveis temas da redação.

capa_enem2

Conheça o método imbatível para escrever uma redação

Muitos estudantes tem medo de escrever. Uma folha em branco é uma grande barreira para a maioria dos candidatos do vestibular e do ENEM. Muitos alegam ter medo da falta de conhecimento sobre o assunto proposto (que na maioria das vezes é surpresa).

O método indicado pela Professora Débora Marasca inicia com a importância da leitura para quem quer escrever uma boa redação. A construção da argumentação se dá com a leitura e interpretação dos textos de apoio que a prova dispõe, mas pode ser complementada com argumentos adquiridos pela leitura de jornais e sites de notícias, isso agrega muito valor à nota final.

Então lembre-se: Se você ler e interpretar os textos de apoio que estão na própria prova, será possível escrever a redação proposta. Porém, sua base de conhecimentos gerais pode aumentar o valor da sua argumentação, melhorando a sua nota.

Vagas do ProUni para quem fez o ENEM

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos oferece bolsas parciais e integrais para as instituições privadas de ensino superior, cursos de graduação e sequenciais de formação específica para estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de nível superior. O ingresso é feito através da nota do ENEM, com chamadas a cada semestre. Milhares de alunos já foram beneficiados pelo PROUNI que custeia os estudos em universidades parceiras do programa.

+ sobre o tema

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

para lembrar

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Candidato poderá desistir de vaga no Sisu; MEC institui lista de espera para sistema

Os candidatos que concorrem a vagas em instituições federais...

4,1 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, diz MEC

Mais de 4,1 milhões de crianças e jovens em...

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=