Obra infanto-juvenil em inglês aborda preconceito racial

Lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de autoria do professor de inglês Luis Márcio Araújo Lins, será próximo dia 22, na Livraria Leitura, no Tacaruna

Por Henrique Barbosa em seu blog 

A livraria Leitura, no Shopping Tacaruna, será palco do lançamento do livro “The Black Butterfly” (A borboleta Preta), de autoria do professor de inglês Luis Márcio Araújo Lins. O evento acontecerá às 17h do dia 22 de outubro. A obra tem 20 páginas e custa R$ 29,99.

O livro é uma fábula infanto-juvenil (voltado para crianças e pré-adolescentes de 06 a 13 anos) feito na língua inglesa com o objetivo de abordar de forma simples, direta, colorida, lúdica e didática a questão do preconceito racial. A ideia do autor é que, além de adquirir conhecimento em outro idioma, as crianças também possam aprender a lidar com as diferenças raciais.

O racismo causa efeitos devastadores na vida de qualquer pessoa, principalmente nas crianças. Pensando nessa temática surgiu a fábula de Peeta, uma borboleta que nasceu em uma comunidade altamente preconceituosa, na qual, a maioria das outras borboletas eram coloridas.

cad3f6cac2dd4226e89d497ad2d52fdc

Essa fábula tem como objetivo alertar a criançada sobre o impacto do racismo na vida de qualquer ser humano e a necessidade de quebrar esse círculo vicioso, além de promover o amor entre as raças.

O lançamento do livro “The Black Butterfly” conta com o apoio e parceria do curso de Idiomas CNA, Faber Casttel, Game Station e Editora Livro Rápido. Durante o evento serão realizados sorteios de brindes.

SOBRE O AUTOR

Luis Márcio Lins é professor de inglês da rede privada e pública formado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), além de especializações nas áreas de Linguística em Ensino de Língua Portuguesa e em Metodologia da Tradução em Inglês realizadas na Faculdade Franssinete do Recife (Fafire).
Com experiências fora do país, Luís já realizou três intercâmbios, dois deles no Canadá e um na África do Sul, e também atuou como professor em países como Estados Unidos e Inglaterra.
Esta não é a primeira obra de sua autoria. Em 2010, Luis publicou o livro intitulado de Inglês Instrumental – Estratégias de Leitura e Compreensão Textual, volume comercializado em todo Brasil e adotado como leitura obrigatória pela Universidade Federal do Pará, Rio Grande do sul, Manaus e outras instituições.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é um ato revolucionário....

Uneb terá concurso com 221 vagas para professor

Inscrições começam no dia 12 de janeiro No ibahia A Universidade do...

A educação brasileira

Não vou falar da educação no Brasil a partir...

Especialistas apresentam cinco propostas para a educação brasileira

Em meio ao otimismo que envolveu o anúncio de...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=