A cultura nacional democrática acaba de perder um dos programas fundamentais na cena hip hop: por decisão da nova direção da TV Cultura, o “Manos e Minas” foi retirado da grade televisiva a partir de julho.
A Fundação Padre Anchieta (FPA) é comandada por José Roberto Maluf e possuí vínculo com o Governo do Estado de São Paulo, responsável por João Dória.
A notícia foi divulgada pelo produtor musical Valmir Vras em seu canal no YouTube. No vídeo, ele conta que diversos funcionários foram demitidos e que a emissora passará a exibir apenas reprises.
“A única coisa que a gente tinha da periferia de São Paulo na TV era isso. Eu não aguento mais ver essa cena, a gente sempre tem que pedir, a TV Cultura tem que respeitar o movimento hip hop, esse programa já é a voz da perifa e a voz da gente é o que carrega a gente. Todo ano é a mesma fita com o “Manos e Minas”, tá ligado?”, desabafou Vras.
Karol Conká também se manifestou sobre o caso: “Muito triste com a notícia do fim do programa “Manos e Minas”. O único programa (de tv aberta) do Brasil que dava voz à cultura Hip Hop!”
Leia o relato da atual apresentadora do programa, a atriz e poeta Roberta Estrela D’alva:
O “Manos e Minas” recheia a TV brasileira desde o ano de 1993, inicialmente como quadro do programa “Metrópolis”, e desde 2008 como programa independente! Em agosto de 2010, o então presidente da Fundação, João Sayad, havia anunciado o fim do programa, que após grande atuação do movimento hip hop voltou a ser produzido.
O assunto rendeu diversos tweets. Olhe só:
A cultura se acaba aos poucos. O programa #manoseminas sai do ar. O rap é história, realidade e essência.
tirar o #manoseminas do ar é um boicote a todas as pessoas pretas e periféricas que conseguiram um espaço pra sua arte na tv aberta por intermédio desse programa
sem maldade, isso é uma mão gigante (e bem visível) abafando a voz da gente, que tristeza da porra q eu to
Fui agora procurar como fazia pra ir assistir à gravação do #manoseminas e descubro que ontem o governo de sp cortou da grade da TV Cultura e demitiu todos os funcionários! Que absurdo, que perda :( #euapoiooprogramamanoseminas
Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...