quinta-feira, fevereiro 2, 2023
InícioEducação1ª fase da Unesp começa hoje com 76 mil candidatos

1ª fase da Unesp começa hoje com 76 mil candidatos

O processo será em duas fases e vai oferecer 6.394 vagas

 

Fonte: Folha de São Paulo

Hoje, a partir das 14h, 76.511 candidatos fazem a primeira fase da Unesp, prova que inaugura a temporada dos grandes vestibulares de São Paulo. No próximo domingo a Unicamp realiza sua primeira fase e, logo na semana seguinte, será a vez da primeira etapa da Fuvest.

Pela primeira vez, o processo seletivo da Unesp -que oferece 6.394 vagas- será feito em duas etapas, e não mais em fase única, como ocorreu até a prova do meio deste ano.

O exame é composto 90 questões de múltipla escolha -30 de linguagens (inclusive inglês), 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza e matemática. Dividida em eixos temáticos e não por matérias, a primeira fase contará ainda com abordagens interdisciplinares nas questões.

Para resolvê-las, os candidatos terão quatro horas e meia. A prova começa às 14h, mas os alunos deverão chegar com uma hora de antecedência. Para quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, os endereços estão disponíveis no site www.vunesp.com.br.

Na hora da prova, os candidatos não devem esquecer de levar carteira de identidade e foto 3 x 4, além de caneta azul ou preta, lápis e borracha.
A lista dos convocados para a segunda fase sai em 30 de novembro, e os locais das provas serão divulgados em 4 de dezembro. A segunda etapa será nos dias 20 e 21 de dezembro.

No primeiro dia haverá prova de ciências humanas e de ciências da natureza e matemática. No segundo, o candidato deverá responder a questões de linguagens e fazer a redação.

A Unesp não disse se vai usar ou não a nota do Enem para compor 10% da nota final. A resposta deve sair nos próximos dias. A universidade diz que só adotará o resultado na parte objetiva do exame se obtiver as notas do Enem até 15 de janeiro.

O MEC (Ministério da Educação) e o Cespe (empresa que organiza o Enem) afirmam estar empenhados para entregar a nota a tempo.

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench