Maratona de vestibulares em São Paulo começa no domingo e vai até janeiro

Muitos farão prova em fins de semana seguidos; única pausa será no Natal.
Recomendação é dosar o ritmo de estudos de acordo com o cansaço.

 

Daniel Sousa Maia vai fazer provas em cinco finais de semana seguidos (Foto: Raul Zito/G1)

Fonte: G1

A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no próximo domingo (8) inaugura a temporada dos principais processos seletivos no estado de São Paulo. Para muitos estudantes, serão vários dias confinados em salas fazendo provas que definirão seus futuros. Se o candidato for aprovado para as segundas fases, a maratona de exames vai se estender por nove finais de semana quase consecutivos -a única pausa será no Natal.
Em seguida à prova da Unesp, serão aplicados os exames da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fuvest, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e da PUC-SP, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as segundas fases da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Unesp.

Isso sem contar os dias da semana ocupados pelos vestibulares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). E, logo no primeiro domingo de 2010, já começa a segunda fase da Fuvest e, no fim de semana seguinte, será a vez do início da segunda etapa da Unicamp.
O estudante Daniel dos Santos Sousa Maia, 18 anos, respira fundo para enfrentar o que vem pela frente. Assim como muitos colegas, ele fará vários vestibulares para não desperdiçar nenhuma chance.
“Vou prestar para medicina na Unesp, Unifesp, Unicamp e UFSCar. Na Fuvest, vou tentar enfermagem. Além disso, vou fazer o Enem e um vestibulinho para um curso técnico”. Vão ser cinco finais seguidos. Se for aprovado para as segundas fases, serão mais quatro finais de semana.
Para agüentar o ritmo, Daniel pretende diminuir um pouco o número de horas na frente das apostilas. “Irei todos os dias ao cursinho, mas talvez fique menos horas estudando à tarde. E quero aproveitar os sábados, vésperas das provas, para descansar”, afirma.

Orientação

A recomendação geral é que os estudantes aproveitem os dias em que não terão provas para estudar, mas não existe rotina ideal que se aplique para todos, segundo especialistas. “Cada um tem o seu ritmo e sabe o seu limite. Quando o cansaço bater, a melhor solução é dar uma volta, fazer outra coisa, um esporte, para conseguir voltar aos livros e garantir um bom rendimento”, avalia Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.
As vésperas devem ser destinadas ao descanso ou lazer e para visitar o local de prova. “Nada de balada no dia anterior às provas. O candidato deve estar descansado. Ele tem que aproveitar para ir até onde fará a prova para conhecer o caminho e não se atrasar”, afirma Alberto Francisco do Nascimento, um dos coordenadores do Anglo. “Da mesma forma, também não vale a pena passar a noite estudando. O vestibulando tem que ter confiança em si mesmo e tentar dar o seu melhor no dia das provas.”
Manter uma alimentação equilibrada e dormir bem, em horários determinados, também são dicas importantes, sugere a professora Vera Lúcia. “Não se deve comer nada de diferente um dia antes do vestibular. Uma vez, uma menina foi para a praia na véspera da Fuvest, comeu algo que lhe fez mal e quase perdeu o vestibular”, relembra.

 

+ sobre o tema

ProUni 2011: Inscrições Começam em 19/01

As inscrições para o Prouni 2011 – Programa...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Curso aborda história e culturas africanas e afro-brasileira: 80 vagas

Danilo OliveiraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação ...

Filhos recebem estímulo em casa para estudar mais

Quando pisou pela primeira vez na universidade, nem ela...

para lembrar

Faculdades promovem mudanças por Copa e Olimpíadas

Anderson Dezan, iG Rio, e Marina Morena Costa, iG...

MEC pode aplicar outro Enem aos alunos prejudicados

O Ministério da Educação (MEC) poderá aplicar outro Exame...

Enem: resultados sairão nesta sexta-feira

  Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

MEC anuncia piso de R$ 1,1 mil para professores

Por: Demétrio Weber BRASÍLIA - O Ministério da...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=