A sétima edição da revista Documentos é um dossiê especial voltado para o tema Afrobrasileiro: história e educação e demonstra a preocupação de ir além da preservação dos documentos
Fonte: Avol
O Arquivo Público, equipamento ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), lança na sexta-feira (6/11), a revista Documentos número 7, reunindo sete artigos que abordam, sob diversas perspectivas, questões ligadas à presença do negro no Ceará. O lançamento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra que segue do dia 03 ao 30 de novembro, culminando com a IX Semana Paulo Freire no Museu do Ceará.
O lançamento da revista do Arquivo ocorre no auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa, às 14 horas. A edição teve organização dos professores Franck Ribard, Georgina Gadelha e Raquel Alves. Entre os temas abordados, está o ensino afrobrasileiro, a luta por espaço na sociedade, a organização do movimento hoje, além de histórias sobre o samba cearense, religião, arte e maracatu. Um dos objetivos da revista, segundo o diretor do Arquivo Público, Henrique Barreira, é “tornar os ‘diálogos’ acadêmicos acessíveis às escolas”, aguçando a curiosidade do leitor para o aprofundamento do estudo proposto.
Serviço:
Lançamento da revista Documentos Afrobrasileira, editada pelo Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).
Data: 6 de novembro
Local: Assembléia Legislativa
Hora: 14 horas
Mais informações: 3101.2614
Veja também
Consciência Negra
Consciência Negra, Ainda que Tardia
A vida me ensinou a ser negra
Dia da Consciência Negra – ainda precisamos disso?
Oliveira Silveira – O inventor do Dia Nacional Consciência Negra
Um dia de Luta na Morada Eterna dos Ancestrais
“Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
Dia da Consciência Negra – Indicativo para professores