2ª Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares

Enviado por / FonteDo Vermelho

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participará neste domingo (17), a partir das 5h da manhã, da 2ª Cavalgada da Liberdade, que sairá da Serra da Barriga, no município alagoano de União dos Palmares. A cavalgada faz parte da programação oficial de comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Serão 54 km percorridos entre os municípios de União dos Palmares, Capela, Cajueiro e Viçosa. A caravana fará o mesmo trajeto da rota de fuga da maior e mais duradoura aldeia quilombola da história do Brasil: o Quilombo dos Palmares.

A Cavalgada da Liberdade sairá às 5h de domingo, da estação ferroviária, no município de União dos Palmares; às 5h30, na Serra da Barriga, os cavaleiros farão uma homenagem ao herói Zumbi dos Palmares, com oração aos vaqueiros e declamação de poesia de Jorge Lima.

O primeiro bate-sela se dará no povoado de Timbó, onde serão realizadas atividades esportivas e distribuição de cestas básicas e material esportivo; e o segundo, no povoado de Santa Efigênia, em Capela.

A tropa seguirá pela trilha, passando por Sambalangá, até a Fazenda Mata Verde, em Viçosa. A chegada ao Sumidouro, no Rio Paraíba do Meio (Morro Dois Irmãos), local onde morreu Zumbi, será às 15 horas. O encerramento da Cavalgada está previsto para as 16 horas, no Hotel Fazenda Marambaia, em Viçosa. Será servido um almoço, seguido de entrevista coletiva. Apresentações culturais finalizam a programação do evento.

 

 

+ sobre o tema

Tim Maia é homenageado com escultura em praça de bairro onde nasceu no Rio

Os admiradores do cantor e compositor Tim Maia têm...

Mano Brown recebe Karol Conká na estreia do podcast ‘Mano a Mano’

Mano Brown recebe Karol Conká na estreia do podcast...

Angola: Heroínas sem Nome – O Livro da Paz da Mulher Angolana

Livro organizado pela moçambicana Paulina Chiziane e pela angolana...

para lembrar

Grávida, Taís Araújo diz que não consegue nem sentir cheiro de peixe

 Taís Araújo quase se livrou dos enjoos da gravidez,...

Filme da mineira Elizabeth Martins retrata Elza Soares como símbolo do Brasil

“Bebete, quero que você veja do que sou capaz”....

Pai de Michael Jackson confessa que batia nos filhos quando eram crianças

Em entrevista ao programa de Oprah Winfrey, Joe Jackson,...
spot_imgspot_img

Majestosa, Lauryn Hill entrega show intenso e coroa história da Chic Show

"Não é só um baile black", gritou Criolo durante o terceiro show do festival Chic Show 50 Anos, no sábado (12). O rapper do...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=