2ª Edição do Palmares.DOC apresenta a história da África para crianças em Salvador

Alunos das escolas públicas de Plataforma (BA) receberão conhecimentos sobre a África e a Lei 10.639
Salvador recebe mais uma vez a mostra de documentários Palmares.DOC, que exibirá no próximo dia 03 de outubro, o DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum, no Centro Cultural Plataforma, em Salvador. A iniciativa apresenta em solo soteropolitano produções que retratam a arte, a cultura e a religiosidade afro-brasileira.

Divulgação

Realizado pela representação da FCP – MinC, para Bahia e Sergipe esta edição do evento é voltada para crianças de faixa etária entre seis e 15 anos, que moram no subúrbio ferroviário da cidade. O objetivo é atender a comunidade escolar local, oferecendo capacitação e conhecimento sobre a Lei 10.639, que completa 10 anos em 2013.

Fábio de Santana, representante regional da FCP, afirma que a intenção é fazer do Palmares.DOC um projeto contínuo de integração com as comunidades e oferecer maior proximidade com o universo do continente africano. “A idéia é refletir sobre o que é ser negro, desmistificar a história de uma África selvagem, mostrar a importância do continente no processo de formação do país”, afirma. “A ação também possibilitará o diálogo da Fundação Palmares com esse público, destacando a importância e o histórico da instituição. É a atuação da FCP no campo da formação”, ressalta.

Sinopse:
“Áfricas” é o primeiro infantojuvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens eurocêntricos.

Assim, desfilam no palco personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro. Mas não uma África singular, com as imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome. E sim, um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural.
Mais uma vez, está em cena o talento do elenco do Bando que canta, toca, dança em um espetáculo repleto de músicas, cores e danças para abordar o universo mágico e lúdico das lendas e contos africanos que ultrapassaram séculos e continentes através das narrativas dos griôs, ancestrais detentores da sabedoria e da linguagem oral.

Entre estes contos selecionados, está o da Criação do Mundo, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar os recursos da terra e o homem. Conta-se que Oxalá utilizou-se de vários elementos para feitura do ser humano (água, fogo, madeira) e todos se tornaram ineficientes, até que Nanã Buruku, a mais velha e sábia dos deuses, apresentou a Oxalá, a lama, com a qual o homem foi moldado e ganhou vida.

Serviço:
O que: Exibição do DVD do espetáculo infantojuvenil “Áfricas”, do Bando de Teatro Olodum
Quando: 03 de outubro às 10hs e às15 horas
Onde: Centro Cultural Plataforma, Praça São Brás, S/N, Plataforma, Salvador/BA
Contato: [email protected]

Fonte: Palmares

+ sobre o tema

para lembrar

Amazônia e educação

‘Tire o pé do chão e mantenha a Amazônia...

Comissão Interamericana alerta para piora dos direitos humanos no Brasil

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) fez um...

Currículo, Relações Raciais e Cultura Afrobrasileira

Currículo, Relações Raciais e Cultura Afrobrasileira. A educação escolarizada no...

Tranças das diversidades na educação

MANIFESTO POLÍTICO Do Conae2014 POR UMA MAIOR RADICALIDADE NA SUPERAÇÃO DE DESIGUALDADES,...
spot_imgspot_img

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana,...

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para realização das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes têm até 23h59...

Analfabetismo: Sul e Sudeste têm vantagem histórica, mas o futuro aponta para resultados mais promissores no Nordeste

Num intervalo de 11 dias, duas importantes pesquisas sobre analfabetismo foram divulgadas. Há três semanas, o Censo de 2022 do IBGE revelou o retrato do...
-+=