22 países europeus ainda tinham esterilização obrigatória para pessoas trans

Esterilização não é mais obrigatória para pessoas trans em países da Europa

no 24 Horas News

Na semana passada, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu que a exigência de esterilização de indivíduos que buscam uma mudança em seu reconhecimento legal de gênero viola os direitos humanos e não pode mais ser obrigatória para pessoas trans em 22 países europeus

22 países na Europa ainda obrigam a esterilização como forma de ter acesso ao reconhecimento da identidade de gênero. Mas as decisões recentes exigirão que todos mudem suas leis e políticas relativas à isso.

Segundo o site “PinkNews”, este acordo resulta de três processos contra a França apresentados em 2012 e 2013, que alavancaram o artigo 8º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, o “Direito ao respeito dos direitos privados e familiares”, o artigo 3º da Convenção, a “Proibição da Tortura” e o Artigo 14 de “Proibição de discriminação”.

Apesar do elemento positivo da decisão, o tribunal não diz mais que os exames médicos e os diagnósticos de saúde mental violam a Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Jessica Stern, diretora executiva da OutRight Action International, comentou sobre a decisão, dizendo: “Hoje o mundo caminhou na direção certa para os direitos trans em todos os lugares. Forçar intervenções médicas desnecessárias para acessar os direitos humanos básicos como o reconhecimento legal do gênero de uma pessoa é bárbaro”, afirma Jessica.

Ela também afirma que, à medida que mais países revisam as leis para o reconhecimento da identidade de gênero, é essencial que eles renunciem a políticas desatualizadas e sigam a legislação de lugares como Malta ou Argentina, que priorizam a autodeterminação para reconhecer o gênero.

Julia Ehrt, Diretora Executiva da Transgender Europe, uma organização de direitos humanos que esteve na luta contra essas leis, também comentou a decisão. “Hoje é uma vitória para as pessoas trans e os direitos humanos na Europa. Esta decisão encerra o capítulo negro da esterilização induzida pelo Estado na Europa”, diz Julia. “Os 22 estados nos quais uma esterilização ainda é obrigatória terão de acabar rapidamente com esta prática. Estamos ansiosos para apoiar esses e outros países na reforma da sua legislação nacional “.

+ sobre o tema

Por que a autora feminista Chimamanda Ngozi Adichie está sendo chamada de transfóbica

Chimamanda Ngozi Adichie foi alvo de comentários nas redes...

Mapa de direitos LGBT e dados sobre violência mostram divisões e contradições

Dados sobre legislação e violência relacionada à comunidade LGBT...

‘A sociedade está preparada para nos separar’: O amor entre dois homens que emocionou o mundo

'A sociedade está preparada para nos separar': O amor...

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

para lembrar

Nome social de transexuais passa a ser adotado em conselhos tutelares do DF

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude...

Casa para abrigar LGBTs expulsos pela família é inaugurada após ‘vaquinha’

Espaço na Bela Vista pode receber até 20 pessoas...

Metade dos brasileiros não sabem o que significa ser trans, diz pesquisa

Metade dos brasileiros não sabem o que significa ser...

STJ assegura medida protetiva da Lei Maria da Penha para mulher trans

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ)...
spot_imgspot_img

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Criola seleciona nanoinfluenciadoras para contar histórias de mulheres negras

Criola, organização da sociedade civil com mais de 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos diretos das mulheres negras, está com seleção...

Fundamentalismo não pode impedir políticas para a população trans e travestis

Neste ano, os desafios das defensoras dos direitos da população LGBTQIA+ serão a superação da instrumentalização do pânico moral em torno das nossas pautas e estabelecer...
-+=