39% Dos Brasileiros acham paulistanos “EgoÍstas”

Datafolha mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”, ante 30% em dezembro de 2003; dados mostram também que 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país; antes, percentual era de 16%; também caiu percentual dos que acham que os paulistanos trabalham mais; levantamento foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista

Do: Brasil247

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 22, mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”. Em dezembro de 2003, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, eram 30% os brasileiros que concordavam totalmente com essa afirmação.

O levantamento, publicado pela Folha de S. Paulo, foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista. Margem de erro é de 2%.

A partir de seis afirmações elaboradas pelo Datafolha, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de cada uma.

Segundo os dados, 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país. Em 2003, o percentual era de 16%.

Por outro lado, a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Na primeira pesquisa, 13% concordavam totalmente que “os brasileiros têm inveja dos paulistanos”. São 10% agora.

“Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros”, sentença habitualmente propagada pelos paulistanos, foi posta à prova pelo restante do país. 20% dos entrevistados concordaram totalmente. Há 11 anos, eram 25%.

Ainda segunda a pesquisa, 46% dos brasileiros concordam plenamente que “os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros”. O percentual anterior era de 42%.

No Nordeste, a deterioração da imagem dos paulistanos fica mais acentuada. Segundo os dados do Datafolha, ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com a afirmação, 17% concordam em parte).

Para 48% dos nordestinos, os moradores de São Paulo têm inveja dos compatriotas; e 76% concordam que “os paulistanos se importam mais com seus problemas”.

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Agora Brasileiros podem entrar em mais de 60 países sem visto.

Estamos com boas notícias! Segundo a matéria do site...

Casal Obama tenta dar toques inovadores a jantares oficiais

Fonte: Terra - É uma velha tradição, um jantar na...

Ausência de conexão e limbo terrestre

por Sérgio Martins Ando meio sem conexão com a...

O fardo do homem branco

O presidente francês Emmanuel Macron, cuja popularidade manifesta já...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=