39% Dos Brasileiros acham paulistanos “EgoÍstas”

Datafolha mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”, ante 30% em dezembro de 2003; dados mostram também que 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país; antes, percentual era de 16%; também caiu percentual dos que acham que os paulistanos trabalham mais; levantamento foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista

Do: Brasil247

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 22, mostra que para 39% dos brasileiros, “os paulistanos se julgam melhores que os demais brasileiros”. Em dezembro de 2003, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, eram 30% os brasileiros que concordavam totalmente com essa afirmação.

O levantamento, publicado pela Folha de S. Paulo, foi feito com 2.896 pessoas nos dias 2 e 3 de dezembro em todo o país, exceto na capital paulista. Margem de erro é de 2%.

A partir de seis afirmações elaboradas pelo Datafolha, os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se concordavam ou discordavam, total ou parcialmente, de cada uma.

Segundo os dados, 20% dos brasileiros de fora de São Paulo acreditam que os paulistanos têm inveja do resto do país. Em 2003, o percentual era de 16%.

Por outro lado, a ideia de que os demais brasileiros invejariam os paulistanos caiu. Na primeira pesquisa, 13% concordavam totalmente que “os brasileiros têm inveja dos paulistanos”. São 10% agora.

“Os paulistanos trabalham mais do que os demais brasileiros”, sentença habitualmente propagada pelos paulistanos, foi posta à prova pelo restante do país. 20% dos entrevistados concordaram totalmente. Há 11 anos, eram 25%.

Ainda segunda a pesquisa, 46% dos brasileiros concordam plenamente que “os paulistanos se importam mais com seus problemas do que com os problemas dos outros”. O percentual anterior era de 42%.

No Nordeste, a deterioração da imagem dos paulistanos fica mais acentuada. Segundo os dados do Datafolha, ao todo, 67% dos nordestinos acreditam que os paulistanos se julgam melhores que o restante dos brasileiros (51% concordam totalmente com a afirmação, 17% concordam em parte).

Para 48% dos nordestinos, os moradores de São Paulo têm inveja dos compatriotas; e 76% concordam que “os paulistanos se importam mais com seus problemas”.

+ sobre o tema

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

Lula recebe faixa presidencial das mãos de representantes do povo brasileiro

Representantes do povo brasileiro entregaram neste domingo (1º) a...

Volkswagen busca reparar apoio à repressão na ditadura

A Volkswagen é a primeira empresa a negociar uma...

‘Há mais pessoas com celular que com banheiros no mundo’, diz ONU

Ricardo Senra Na manhã de hoje, depois de acordar, você...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...

‘Criança não é mãe’: manifestantes em todo o Brasil protestam contra PL da Gravidez Infantil

Diversas cidades do país receberam na noite desta quinta-feira (13) atos de movimentos feministas contra o projeto de lei que equipara aborto a homicídio,...
-+=