45 CEOs se comprometem com 10 mil vagas para pessoas negras na liderança

O grupo MOVER, formado por 45 grandes empresas com atuação no Brasil, investirá 15 milhões de reais ao ano em ações antirracista. Projeto prevê impactar 3 milhões de pessoas negras até 2030

Após inúmeros casos de racismo no Brasil, o MOVERMovimento pela Equidade Racial, anuncia suas primeiras iniciativas de combate à discriminação contra pretos e pardos. A iniciativa que reúne 45  grandes empresas tem um plano de ação que ambiciona gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas até 2030 por meio de ações práticas.

“Essas empresas, que juntas têm 1.2 milhão de funcionários, possuem uma enorme capacidade de promoção e desenvolvimento de pessoas para que elas estejam prontas para o mercado de trabalho e, mais do que isso, para as posições de liderança”, diz  Liel Miranda, presidente da Modelez Internacional no Brasil e um dos porta-vozes do MOVER em entrevista exclusiva à EXAME.

Formado por Alcoa, Aliansce Sonae, Align, Ambev, Americanas, Arcos Dorados, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, Grupo Boticário, PepsiCo, Petz, Sodexo, Tenda, Vale e Via, o MOVER, tem como premissa construir juntos.

No documento, todas as empresas envolvidas assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente na jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças. O documento é válido por, ao menos, três anos.

“Entendemos que este processo é uma jornada. Todas as participantes têm práticas antirracistas e um propósito forte de mudar esse cenário ao trabalhar também com consultorias, movimentos sociais e fornecedores diversos”, afirma Miranda.

Segundo ele, o investimento anual será de 15 milhões de reais, e pode aumentar com a adesão de mais empresas. Além disso, a ideia é que semestralmente uma prestação de contas seja publicada.

Compromisso

A união das empresas no MOVER conta com a participação ativa dos CEOs na tomada de decisão e visa acelerar os processos de transformação existentes nas companhias integrantes e impactar efetivamente a sociedade.

Para isso, o movimento busca agregar mais empresas interessadas em juntar-se à iniciativa para ampliar as ações e debates e que queiram aprender e compartilhar experiências e boas práticas.

Pautado por ações transversais, o movimento envolve processos, estruturas, mudança cultural e investimentos em capacitação, treinamento e geração de empregos e metas progressivas até 2030, por meio de três pilares: liderança, emprego e capacitação e conscientização.

No pilar liderança, o compromisso do MOVER é trabalhar para a geração de 10 mil novas posições para negros em cargos de liderança (Supervisão, coordenação, gerência, diretoria e C-levels) até 2030, por meio de modelos inclusivos de recrutamento e desenvolvimento.

No campo de emprego e capacitação, as ações planejadas têm como meta gerar oportunidade para 3 milhões de pessoas, por meio da oferta de cursos, apoios e networkings com empreendedores negros, entre outras ações.

Já no pilar conscientização, o Movimento pretende ser uma plataforma e ferramenta de apoio na meta de ter uma população conscientizada quanto ao racismo, com comunicação em mídias e pontos de venda, além de desenvolver o Guia de Comunicação, atuando em toda a cadeia de valor.

Governança

“Desde novembro do ano passado o MOVER tem uma agenda forte. Os CEOs se reúnem pelo menos uma vez por mês desde então e mobilizam mais de 100 pessoas das empresas nos grupos de trabalho. Não é um movimento liderado por apenas uma pessoa ou empresa, é um conjunto de ações para mudar a sociedade”, diz Miranda.

O MOVER conta com as parcerias das consultorias Bain & Company e Barbosa, Raimundo Gôntijo Câmara Advogados e das agências de relações públicas e conteúdo InPress Porter Novelli e Oliver Press.

+ sobre o tema

Senado institui cotas de 20% para negros nos próximos concursos

No dia em que o Brasil comemora 126 anos...

Empresa torna-se mais competitiva quando dá espaço para a diversidade

A diversidade traz competitividade, mas nem todas as empresas...

Resolução inclui estatísticas raciais no sistema de emprego brasileiro

Regulamentação auxilia na formulação de políticas pública para combater...

IBGE publica edital para agente de pesquisas e mapeamento

- Fonte: IBGE - O Instituto Brasileiro de...

para lembrar

PepsiCo quer 30% de pessoas negras em cargos de liderança até 2025

A PepsiCo reforça o compromisso global em prol da...

Oxfam Brasil contrata Coordenador(a) de Engajamento Público

IPO Instituto apoia a Oxfam nesta contratação  Sobre a Oxfam...

Oxfam Brasil contrata Assistente de Programas

A Oxfam Brasil é uma organização brasileira fundada em...
spot_imgspot_img

EUA procuram parceiros para desenvolver projeto de ensino de Podcast para Comunidades Quilombolas

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciam edital de financiamento de projeto on-line para um curso de podcast. O projeto vai...

Fundação Pan-americana contrata profissional para ocupar o posto de Diretor/a de Monitoramento, Avaliação e Aprendizazem

𝗜𝗣𝗢 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 assessora a 𝗙𝘂𝗻𝗱𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗣𝗮𝗻-𝗮𝗺𝗲𝗿𝗶𝗰𝗮𝗻𝗮 na contratação de um/a profissional para ocupar o posto de 𝗗𝗶𝗿𝗲𝘁𝗼𝗿/𝗮 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝗔𝘃𝗮𝗹𝗶𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗔𝗽𝗿𝗲𝗻𝗱𝗶𝘇𝗮𝗴𝗲𝗺 - Belém...

O Instituto Sou da Paz contrata Analista de Gestão de Pessoas

𝗩𝗮𝗴𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗼𝗿𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀, 𝘁𝗿𝗮𝗻𝘀 𝗲/𝗼𝘂 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝗿𝗶𝗳𝗲𝗿𝗶𝗮𝘀. 𝗣𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗶𝘀 𝗥𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝘀𝗮𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀:• Liderar os temas relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas, sendo diretamente responsável...
-+=