Guest Post »

67% dos brasileiros apoiam educação gratuita a todos na universidade, diz Datafolha

Pesquisa mostra ainda que maioria também defende ensino gratuito nas creches (70%) e no ensino fundamental e médio (79%).

No G1

Imagem: iStock

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que para 67% dos brasileiros o governo deve oferecer educação gratuita no ensino superior a todos os brasileiros. O levantamento mostra ainda que 70% dos entrevistados acreditam que a educação deve ser gratuita nas creches. No ensino fundamental e médio, 79% compartilham a opinião.

A pesquisa foi realizada com 2.948 entrevistados em todo o Brasil nos dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

67% apoiam educação gratuita a todos na universidade — Foto: Guilherme Luiz Pinheiro/G1

A proporção dos que consideram que o Estado só deve oferecer educação a quem não pode pagar é de 18% no nível fundamental e médio, 28% nas creches e 29% no ensino superior.

Segundo a Folha, o apoio à oferta de educação gratuita é majoritário para todos os níveis de ensino e em todos os recortes do levantamento: por cor, gênero, escolaridade, idade, ocupação, região, religião, renda, porte do município, partido de preferência, avaliação do governo Jair Bolsonaro, confiança no presidente e autoclassificação política.

A pesquisa apontou ainda que a maioria dos entrevistados que aprovam o governo de Bolsonaro acredita que o governo deve oferecer ensino superior a todos e não só a quem pode pagar. O mesmo se dá entre os que se classificam à direita do espectro político: 61%. Dos que se classificam à esquerda, o percentual é de 67%. Já quem se autodefine como centro-esquerda e de centro totalizam 73%.

Related posts