Educação em tempo de paixões tristes

Críticas a Paulo Freire são fruto de obscurantismo

Por Ricardo Henriques, da Folha de São Paulo

O economista Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco (Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo)

Vivemos tempos de paixões tristes. Inspirado no filósofo Baruch Spinoza (1632-1677), esse é o diagnóstico, feito pelo sociólogo francês François Dubet em seu novo livro “Le temps des passions tristes – Inégalités et populisme” (“O tempo das paixões tristes – Desigualdades e populismo”, em tradução livre).

O regime de desigualdades múltiplas produziu na sociedade contemporânea um campo de ressentimento dos indivíduos e de baixo reconhecimento sobre a importância das lutas coletivas para enfrentar desafios de vulnerabilidade social existentes. Nesse contexto, observamos o aumento da xenofobia em diversos países europeus e do preconceito e exacerbação do racismo em sociedades como a brasileira, conectados à negação da história e a um certo saudosismo de momentos de obscurantismo na sociedade. Isso alimenta um populismo crescente, polarizado e, evidentemente, irresponsável.

Uma das características desse populismo é o ataque ao conhecimento científico e às suas instituições. É nesse contexto que se inserem críticas falsas e grosseiras a nossas universidades públicas e a um dos mais influentes educadores do mundo: Paulo Freire. Referência internacional, Freire é estudado nas universidades mais conceituadas do mundo. Recebeu o Prêmio Unesco Educação para a Paz e foi reconhecido diversas vezes como doutor honoris causa e professor emérito por universidades brasileiras, norte-americanas e europeias.

Em sua trajetória, Freire produziu uma leitura de escola com fundamentos básicos para enfrentar o desafio social, entender o padrão de pobreza extrema do Brasil e destacar a necessidade de a educação ser um instrumento ativo de garantia de direitos e de redução da pobreza e da desigualdade.

Em vez de demonizá-lo, deveríamos reconhecer que temos Paulo Freire, um dos maiores pensadores em educação do mundo. E que, associado a outros pensadores e atores sociais, incluindo professores e diretores, fundamentais para o avanço do ensino-aprendizagem dos estudantes, podemos criar ações efetivas para que essa educação exerça sua função de desenvolvimento do cidadão e da sociedade.

O Educador Paulo Freire, durante entrevista em sua casa, na cidade de São Paulo. (Foto: Bel pedrosa/Folhapress)

Reconhecer a importância de Freire não significa que seja proibido discutir e até mesmo criticar sua obra. Esse exercício, quando feito de forma embasada e respeitosa, é motor da ciência, essencial para um diálogo construtivo que faça avançar nosso conhecimento de mundo. Entretanto, o que se vê a partir das atuais declarações contrárias a ele é que ainda há uma grande falta de conhecimento sobre sua obra, além da baixa visão da necessidade de transformação da sociedade. Julgam Freire a partir de pequenos extratos em jornais ou entrevistas, e não veem sua tradição de inovação na agenda educacional do mundo todo.

Como sempre, a educação deve ser o vetor de transformação da sociedade. A comunidade escolar é composta por atores fundamentais para o processo de reformulação de uma agenda baseada no compromisso com a garantia da aprendizagem de todos os estudantes e a redução das desigualdades, no entendimento da diversidade como fonte de riqueza, na garantia dos direitos humanos e na valorização do conhecimento científico.

E, a partir de obras como as de Paulo Freire, temos condições de montar um quadro analítico que, ancorado em evidências empíricas, seja capaz de combater o obscurantismo que se alimenta de nossas paixões tristes.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Encontro anual do SETA definiu ações e estratégias para uma educação antirracistae emancipatória.

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou do planejamento anual Projeto SETA  (Sistema de Educação Por Uma Transformação Antirracista) em Paraty, Rio de Janeiro....
-+=