Artista empodera mulheres com lindas ilustrações Plus Size

Às vezes, um amigo te convida para uma exposição e você tem uma experiência incrível. Geralmente, é dessa forma que o trabalho do Eduardo Santos chega até você: com uma menção ou mesmo uma indicação. E no networking à favor da inclusão que ao ler a publicação “Mostre Seu Poder” do site Lima Limão, a arte inovadora encontrou mais um admirador.

no Ondda

edull-ilustracoes

Cansado de conviver com o preconceito e discriminação, o recifense Eduardo, 29 anos, designer e ilustrador, ele transita entre moda e arte, e decidiu fazer uma coleção para as mulheres acima do peso, após sua formatura em 2010. E não parou mais. “Tento mostrar minha visão positiva através da arte”, comenta. Isso mesmo: Edull, como é mais conhecido, foca suas ilustrações em modelos Plus Size, buscando a autoaceitação por meio da representatividade, já que a estética social atual não dá espaço às mulheres gordas em praticamente um veículo sequer.

edull-pedidos-3
Crédito: Eduardo Santos

“O mundo está percebendo e aceitando (aos poucos) a diversidade. Aquelas tribos que antes se comunicavam restritamente, hoje falam abertamente para o mundo e estão dispostas a encarar o conflito de fuga do padrão social. Esse é o caso das mulheres gordinhas, o inverso dos padrões estéticos impostos atualmente.” Explica Edull em sua página na Internet.

edull-cacau-protasio-simone-gutierrez-mariana-xavier-e-fabiana-carla
Crédito: Eduardo Santos

Sabemos o quanto é difícil para as mulheres se adequarem à estética magra para, assim, serem aceitas nos grupos sociais. Tão complicado quanto, é a aceitação do próprio corpo. Pois, fazer a sociedade entender e aceitar a diferença física como algo belo e natural é um ato de coragem. Entre ambas as opções, Eduardo optou pela mais saudável, inclusiva e empoderada: mostrar a beleza que existe nestas mulheres e abrir os olhos da sociedade para enxergar o que é oculto nas mídias principais.

O artista é reconhecido internacionalmente, principalmente após recriar as princesas da Disney e algumas heroínas nos seus traços. Um trabalho de uma beleza ímpar que projetou Edull como um ilustrador inovador e referência no discurso de representatividade. Nunca mais “ela é linda de rosto, mas…” e muito mais “ela é linda por inteiro”.

edull-princesas-disney-jasmine1
Crédito: Eduardo Santos

 

Apesar de ter a intenção de contribuir com a inclusão e representatividade, Eduardo não fazia ideia do quanto ele impactaria positivamente tanto aqui dentro quanto lá fora: “Eu recebo muitas mensagens de pessoas em várias partes do mundo dizendo que minhas artes as ajudam a ter autoconfiança. Esse é o maior estímulo pra mim”, revela. O próximo objetivo de Edull é realizar uma exposição fora do Brasil.

O artista também faz ilustrações atendendo aos pedidos diretamente em suas redes sociais e em seu site.

edull-como-realizar-pedidos-590x584
Crédito: Eduardo Santos

Fashion Week Plus Size

No dia 24 de Julho, Edull participou da Fashion Week Plus Size (FWPS) que aconteceu em São Paulo. O designer apresentou ilustrações da sua coleção denominada Power. A inspiração para a mostra foi mostrar o poder da mulher.

“São mulheres reais que não ganharam superpoderes por acidentes químicos, experiências de laboratório ou vieram de outro planeta […] E como há essa incrível diversidade de raças, estilos e cores, cada uma tem seu poder diferente”, conta em sua conta no Facebook.08

olivialauren barbara

sandystacy

E as Princesas

Alice
Alice
Bella
Bella
branca
Branca
jasmine
jasmine
mulan
Mulan
pokahontas
pocarontas
tiana
Tiana

+ sobre o tema

Cabelos crespos ganham protagonismo em projeto fotográfico que combate racismo

Responder às palavras racistas com a beleza do cabelo...

Conheça as 4 representantes da diversidade na política dos Estados Unidos

Os Estados Unidos elegeram Donald Trump como seu presidente...

Cinco ideias do discurso feminista ‘viral’ de Emma Watson

O discurso da atriz britânica Emma Watson sobre feminismo...

Camila Pitanga protagoniza viagem incrível à África do Sul

Camila Pitanga embarcou recentemente para uma experiência incrível. Junto...

para lembrar

Jovem de Feira é aceita em nove universidades dos EUA

A estudante de Feira de Santana Geórgia Gabriela da...

I shot myself – autorretratos de garotas comuns

O projeto I shot myself é um fórum público...

Temer sanciona aumento de pena para feminicídio e prisão domiciliar para grávidas

Foi sancionado ainda projeto que reconhece que a violação...

Agora é que são elas: pode a subalterna falar-escrever?

Não foi mero jogo retórico a célebre frase “...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=