Morre a cantora Carmen Silva, aos 71 anos, devido a uma parada cardíaca

Uma notícia triste para o mundo da música. A cantora Carmen Silva, conhecida como Pérola Negra, morreu no início da manhã desta segunda-feira, 26, em São Paulo, aos 71 anos. Segundo o Hospital Presidente, ela estava internada na unidade desde o último dia 14, e a morte aconteceu em decorrência de uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.

Natural de Veríssimo, cidade do Triângulo Mineiro, Carmen Sebastiana de Jesus (nome de batismo) trabalhava na juventude como babá e empregada doméstica, mas tinha o sonho de ser cantora. Determinada com essa meta, ela passou a participar de programas de calouros.

No fim da década de 60, em sua de suas tentativas, Carmen venceu o concurso “Um Cantor por um Milhão, um Milhão por uma Canção”, na TV Record. Devido à visibilidade conquistada, foi convidada a gravar seu primeiro compacto, que a lançaria para o sucesso em todo o Brasil com a música “Adeus, solidão”, de 1969. A canção era uma versão de Newton Miranda para “Picking up pebbles”, de Custis.

Durante a carreira, lançou outros sucessos, como “Espinho na Cama”, “Meu Velho Pai”, “Fofurinha” e “Amor com Amor se Paga”, e ganhou prêmios, como os troféus Roquete Pinto e Chico Viola.

Na década de 90, a carreira começou a entrar em declínio e, com isso, passou a enfrentar crises de depressão. Nesse período, viajou aos Estados Unidos para visitar sua única filha, Karla, que frequentava cultos evangélicos. Lá, Carmen se converteu à religião.

Em 2001, iniciou carreira gospel ao assinar contrato com a gravadora Graça Music. Lançou três CDs pelo selo, sendo que o primeiro vendeu mais de 100 mil cópias, garantido Disco de Ouro à artista. Em 2004, ela decidiu não renovar contrato com a gravadora e passou a se dedicar a assuntos pessoais, deixando a carreira como cantora em segundo plano.

Escultem algumas musicas da Artista:

+ sobre o tema

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Livro destaca influência da cultura afrodescendente no Estado

Lançamento de "A Presença Negra em Alagoas” reúne intelectuais...

Encontro Paranaense da Pastoral Afro

A pastoral Afro-brasileira do Regional Sul II realizou o...

para lembrar

Zoe Saldana, atriz de ‘Avatar’, é Nina Simone em 1º trailer de filme polêmico

Após o Netflix lançar o documentário "What happened, Miss...

Elza Soares eternizada na região da Paulista

Em parceria, a Fibra Experts e a Brookfield realizam...

Mês da Consciência Negra terá mais de 90 eventos no Paraná

A Secretaria de Estado da Cultura promoverá eventos em...

Primeiro Encontro Ibero-americano de Culturas e Comunidades Afrodescendentes

  A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Ciência, a...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=