Salgueiro vem com enredo afro em 2018 e falará da história das matriarcas negras

Durante a feijoada deste domingo, na edição mensal de maio, o Salgueiro anunciou que no Carnaval 2018 vai falar da história das matriarcas negras. O título do enredo é “Senhoras do ventre do mundo”. O carnavalesco Alex de Souza revelou que a sinopse já está pronta, mas aguarda a definição da data de apresentação aos compositores.

Por Guilherme Ayupp Do Carnavaesco

– Esse enredo é a cara da escola. Começa no pioneirismo do Salgueiro que lá em 1963 fez uma homenagem para uma mulher negra desconhecida que era a Xica da Silva. Em 2018, nós vamos falar da história das matriarcas negras. São as mulheres empreendedoras, líderes, mães, as escritoras, a força de uma raça, que representamos aqui com nossas baianas, passistas, porta-bandeira, rainha e a nossa presidente – disse o carnavalesco Alex de Souza.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Alex de Souza contou que o enredo chegou através do Instituto Hoju.

– Este enredo não é meu, mas achei extremamente interessante. A ideia veio do Instituto Hoju. O Salgueiro foi a primeira escola a fazer um enredo em homenagem a uma mulher. Xica da Silva marcou a história da escola e ela ficou conhecida no país inteiro. A escola  tem grandes figuras mulheres que fizeram parte de sua história – comentou.

‘Enredo bom desse abre portas para muitas coisas’, diz a presidente Regina Celi

O carnavalesco do Salgueiro abordou também a responsabilidade que terá em ser o responsável pelo desfile no Carnaval 2018.

– É um grande desafio. A escola é muito poderosa e querida. Sempre imaginei um dia ter a chance de poder fazer. O desafio é duplo. Fazer o Salgueiro e conduzir o trabalho de pesquisa de outras pessoas. O tema é muito bonito e acredito que dará muita inspiração para os compositores.

A presidente do Salgueiro disse que a escola tem grande identificação com enredo afro. A salgueirense garantiu que existiu a possibilidade da escola ter patrocínio para desenvolver seu desfile em 2018.

– Estamos há um ano pesquisando. Agora, nós vamos correr atrás de patrocínio. Enredo bom desse abre portas para muitas coisas. Deus quis que o enredo caísse no Salgueiro. O enredo nos leva para muitas coisas. Carnaval é cultura. Xica da Silva me inspira. É forte. A mulher é inspiração de muita coisa – citou Regina Celi.

Em 2007, o Salgueiro levou o enredo “Candaces” para Avenida e um dos versos do samba-enredo tinha “Senhoras do ventre do mundo” que virou o título do enredo de 2018.

+ sobre o tema

Pilares e silhuetas do texto negro de Conceição Evaristo

Autor desta resenha, Allan da Rosa é escritor e...

Rio de Janeiro é o estado com mais mulheres negras concorrendo em 2018

Nas eleições de 2018, serão 1237 mulheres negras aptas a disputar...

Em decisão inédita, transexual tem direito de concorrer a deputada estadual com nome feminino

Santinho da candidata Renata Tenório: transexual, ela vai concorrer...

A tentativa de apagar a mente pensante de Marielle com 4 tiros não cessou sua luta

Marielle Franco da Silva, nascida em 27 de julho...

para lembrar

Um ato de resistência

Escrever é uma maneira de sangrar. A sentença escolhida...

Brasileiras são as que mais sentem culpa por não amamentarem os filhos

Pesquisa feita com mais de 13 mil mulheres em...

Agência de turismo faz promoção para estimular sexo e gravidez na Dinamarca

Uma agência de turismo na Dinamarca está fazendo uma...

Meninos negros na escola: poder, racismo e masculinidade

Parte deste texto foi originalmente publicada na resenha intitulada...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=