Empresária vai construir fábrica de bonecas negras na Baixada

Com tecidos, lãs e muitas cores, ela costura sonhos e histórias onde crianças negras podem se reconhecer. Nascida de uma geração que herdou a representatividade em trapos, a empresária Jaciana Melquíades, da Era Uma Vez o Mundo, quer que crianças possam tecer um futuro onde seja possível se ver em brinquedos e livros.

Por Cíntia Cruz Do Extra

Criada há sete anos na Vila Jolá, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e hoje no Centro do Rio, a empresa, que tem o objetivo de trabalhar a questão racial com crianças, se prepara para fazer o caminho inverso: voltar para a Baixada. Jaciana quer construir na cidade uma fábrica de brinquedos afrocentrados e impactar a região onde tudo começou.

Historiadora, Jaciana começou a fazer livros de panos pintados à mão e camisetas para se manter. Com o marido e sócio, Leandro Melquíades, professor de História, eles vendiam os produtos no Centro do Rio, onde moravam. Após a gravidez, o casal decidiu abordar a questão racial em seus trabalhos.

— Quando Matias nasceu, surgiu a preocupação sobre como ele se veria no mundo. Então, pensamos em levar a Era Uma Vez o Mundo para o público afrocentrado — explica a empresária.

O primeiro retorno de Jaciana a Belford Roxo foi em 2013, quando o filho tinha 2 anos. Eles começaram a produzir livros e bonecos com a temática negra. A empresa deslanchou. Nos anos seguintes, chegou a fazer 1.156 cópias de livro para escolas de educação infantil do Rio.

— O lema é ler e brincar. O livro “Mariana’’ traz um turbante para a criança desfazer a ideia de que é algo negativo. O trabalho antirracista começa na educação infantil — lembra Leandro.

Procura por investidores

Há dois anos, Jaciana voltou a morar no Rio. Ela quer transformar o espaço onde será a fábrica, na Vila Jolá:

— Voltar com a fábrica para cá é a possibilidade de diálogo com a comunidade na qual eu me formei. Quero ensinar as pessoas a pensarem nas questões raciais.

A proposta da Era Uma Vez o Mundo é de ser um espaço de educação e formação cidadã. Os funcionários vão aprender a produzir os brinquedos e também terão aulas de cidadania.

— A sensação que tenho é de que posso transformar o lugar em uma potência para que seja bom coletivamente — ressalta a empresária.

Leandro e Jaciana criaram campanha de financiamento coletivo e estão apresentando o projeto para investidores e empresas que financiem projetos de impacto social. As vendas dos bonecos, livros e produtos da marca são feitas pelo site www.eraumavezomundo.com.br.

+ sobre o tema

Entidades do movimento negro divulgam carta em apoio à Dilma Rousseff

No documento, movimento negro diz que Brasil não pode...

Luciana Oliveira lançou seu disco Pura veja o seu novo clipe

Em dezembro de 2012 a cantora brasiliense Luciana...

Pela primeira vez na história, “Malhação” terá protagonista negra

Pela primeira vez na história, “Malhação” terá protagonista negra. A...

Kelly Rowland faz dois shows no Brasil em março

A cantora Kelly Rowland confirmou que fará duas apresentações...

para lembrar

Maurício Pestana

Maurício Pestana, publicitário, cartunista, escritor e roteirista, com trabalhos...

Gratuita e online, mostra América Negra traz 35 filmes de dez países

Quando se pensa em cinema, os Estados Unidos ocupam...

Conheça 5 brasileiros negros famosos que foram retratados como brancos

Foi muito comum no Brasil que pessoas negras de...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=