Bispo evangélico é contra ensino religioso confessional nas escolas do Brasil

Bispo evangélico é contra ensino religioso confessional nas escolas do Brasil.

O secretário-executivo da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, Bispo Carlos Viana, discorda da decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou o ensino confessional (pregação religiosa aos alunos) nas escolas públicas do Brasil.

Bispo evangélico é contra ensino religioso confessional nas escolas do Brasil
Foto: Elza Fiuza/ Ag Brasil

Do Carta Campinas 

Bispo evangélico é contra ensino religioso confessional nas escolas do Brasil

Ele acredita que a escola não deve ser local para a prática religiosa. “Acho que a escola não é um ambiente que se ensine a parte religiosa da pessoa, a escola tem outros tipos de responsabilidades. Até porque o nosso país nos dá total liberdade para praticar qualquer religião. Não acho que o ambiente da escola deve ser obrigado ou ter autorização para isso”.

Ele teme que as escolas priorizem algumas religiões em detrimento de outras, e que os alunos acabem sendo constrangidos por causa de sua crença.

O bom senso no bisco contrasta com a posição do advogado Fernando Neves, representante da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), que defendeu a obrigatoriedade do ensino religioso por estar previsto na Constituição, e disse que o poder público não pode impedir o cidadão de ter a opção de aprofundar os conceitos sobre sua fé.  Para ele, o ensino religioso não é catequese, nem proselitismo. “É aprofundamento daquele que já escolheu aquela fé, por si ou por sua família. Os alunos são livres para frequentar”.

O secretário-geral da (CNBB), Dom Leonardo Steiner, disse que a entidade poderá oferecer sugestões para organizar o ensino confessional nas escolas públicas, e está também à disposição para o diálogo com o Conselho Nacional de Educação. (Carta Campinas com informação da Agência Brasil)

+ sobre o tema

para lembrar

Especialistas: professores não sabem lidar com sexualidade

Apesar de avanços sensíveis na formação dos profissionais de...

“O ensino da História tem de mudar”

Joseph C. Miller, historiador, sobre como devemos olhar para...

Bolsistas do Prouni têm nota mais alta no Enade que seus colegas de classe, diz estudo

Pesquisadores analisaram mais de um milhão de notas do...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=