Em vídeo, Chico Buarque se une à Frente Nacional contra a Censura

O cantor e compositor Chico Buarque publicou um vídeo neste fim de semana, em que declara seu apoio à Frente Nacional contra a Censura, que será lançada em Belo Horizonte, neste dia 21, no Palácio das Artes; “Eu venho aqui saudar a criação da Frente Nacional contra a Censura. É necessário que artistas, que brasileiros esclarecidos em geral se manifestem enquanto é tempo contra a escalada desses movimentos que se dizem conservadores, mas que na verdade se valem de práticas fascistas, de intimidação e de violência, nas ruas e nas redes sociais, contra a liberdade de expressão”, diz ele; confira o vídeo

Do Brasil247

O cantor e compositor Chico Buarque publicou um vídeo neste fim de semana, em que declara seu apoio à Frente Nacional contra a Censura, que será lançada em Belo Horizonte, neste dia 21, no Palácio das Artes.

“Eu venho aqui saudar a criação da Frente Nacional contra a Censura. É necessário que artistas, que brasileiros esclarecidos em geral se manifestem enquanto é tempo contra a escalada desses movimentos que se dizem conservadores, mas que na verdade se valem de práticas fascistas, de intimidação e de violência, nas ruas e nas redes sociais, contra a liberdade de expressão”, diz ele.

Nos últimos meses, movimentos que apoiaram o golpe de 2016, como o MBL, iniciaram uma cruzada moralista, que tem servido de cortina de fumaça para desviar a atenção do público, enquanto o governo de Michel Temer promove a liquidação do patrimônio nacional e vai estancando a sangria das investigações contra a corrupção.

Outro grande nome da MPB, Caetano Veloso, foi vítima dessa cruzada, mas, recentemente, obteve vitórias judiciais contra agressores na internet.

Passando por cima de direitos democráticos elementares; a onda obscurantista que assola o País vem condenando exposições, peças de teatro, apresentações de dança, shows e outras atividades artísticas e culturais e promove retrocessos em vários aspectos da vida nacional. Tal movimento visa controlar e cercear as liberdades de pensamento, de criação e manifestação artística legítimas de nosso povo.

Seguindo esse caminho de resistência, entidades da sociedade civil, intelectuais, artistas, personalidades e ativistas de diversas áreas e segmentos democráticos em âmbito nacional estão articulando uma – Frente Nacional Contra a Censura – a ser lançada formalmente no dia 21 de novembro, no Palácio das Artes.

Confira, abaixo, o vídeo de Chico Buarque:

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Joaquim Barbosa assume hoje presidência do STF

Por: Débora Zampier Brasília – O ministro Joaquim...

Primeiro foram os meus professores, mas não me importei

Hoje, 30 de abril de 2015, esta coluna será...

Empreendedor Social anuncia Top 30 de destaque na pandemia em evento virtual

O Prêmio Empreendedor Social realiza edição histórica em 2020...

Censo é adiado para 2021 por avanço do coronavírus

Segundo IBGE, decisão leva em consideração a natureza de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=