13 de maio de 1888 – 132 anos de Abolição: Homenagem a um grande abolicionista

Para mim, André Pinto Rebouças, negro baiano nascido em 1838 e formado em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro, foi o maior líder da corrente progressista da Abolição da Escravatura. Essa articulação foi derrotada em favor da política imigrantista cujo propósito era excluir a população negra do projeto de nação e branquear a população. João Batista de Lacerda, representando o Brasil no Congresso de Raças em Londres, em 1911, garantia que dali a 100 anos, ou seja em 2011, não haveria nenhuma pessoa negra no Brasil.

Senhores de escravizados, inconformados com a perda de sua propriedade e a recusa de indenização por parte da Princesa Isabel e de outras personalidades, da noite pro dia viraram republicanos e apoiaram a derrubada da monarquia pouco mais de um ano depois, por meio de um golpe militar.

Numa economia eminentemente agrícola a perda da mão de obra foi um golpe inaceitável para esses senhores, cujos descendentes ainda estão no poder no Brasil de 2020.

Voltando a Rebouças, ele afirmava que:
“A emancipação do escravo e sua regeneração através da propriedade rural” só seria possível se houvesse uma “subdivisão racional das exageradas extensões de terra possuídas por nossos fazendeiros de café e de açúcar”. Em sua opinião “ser livre e ser proprietário rural constitui a maior aspiração do escravo desta terra miserável” Rebouças foi um obstinado defensor da reforma agrária, áspero tribuno e escritor de inúmeros artigos e cartas contra quem ele acusava de “grandes senhores territoriais e landlords”. O escravista e grande proprietário fundiário Antônio Prado em sua verve apaixonada foi chamado por ele de “facinoroso”.

Rebouças era também grande amigo do imperador e de toda a família real, e de muitos outros poderosos e influentes, a quem estava sempre buscando convencer (inclusive com projetos de leis que formulava) sobre imposto territorial, cadastro, e a urgência de uma reforma agrária, bem como de outras medidas de cunho social. Dentre essas medidas encontra-se “um projeto de Lei para Educação, Instrução e Elevação do nível moral dos libertos, em contraposição aos projetos de proteção aos fazendeiros e comissários de café …”

E para evitar que os negros apelassem para a violência, enquanto seus contemporâneos se esmeravam em propor medidas repressivas, esse grande reformador social sugeria “constituir Sociedades e Clubes para educação, instrução e aperfeiçoamento da Raça Africana”
Estou escrevendo um livro sobre racismo e a construção da república brasileira. Estou tratando de nossas lutas armadas (Canudos, Contestado e a Revolta da Chibata – haverá outras?) e as lutas no campo institucional, nos anos mais recentes. Solicito a vocês que me leram até aqui a gentileza de me sugerir livros, museus, filmes e outras fontes que possam me ajudar a construir a nossa saga em um país tão escandalosamente injusto e desigual como o Brasil. Agradecimentos.
diva moreira

 

Leia Também:

Quem foi André Rebouças, abolicionista que batiza a Avenida Rebouças

A Saga dos Engenheiros Rebouças

 

+ sobre o tema

13 de maio – Assinada a Lei Áurea

O Brasil está livre do trabalho escravo. Na tarde...

Revolução burguesa e colonialismo: uma visão marxista para a questão negra

Na transição do feudalismo ao capitalismo, a aristocracia começa...

Nos rastros de uma Manaus Negra e Africana

Fotografias de africanos, negros e mestiços retiradas em um...

Abolição e luta escrava por liberdade

Valongo ou mercado de escravos no Rio, desenho de...

para lembrar

Evento exalta trajetória de Luiz Gama

Atividade apresenta os princípios de Luiz Gama, tido como...

Racismo: apesar de polêmicas, entidades sinalizam avanços

Associações e ativistas em defesa do negro apontam que...

Raça, gênero e a produção das desigualdades na formação da sociedade brasileira

Esgotado DESCRIÇÃO DO EVENTO Imersão Singularidades Gratuita: Raça, gênero e a produção...

Quem foi Manuel Querino, intelectual negro baiano nascido há 182 anos

Uma das personalidades mais importantes da história da Bahia...
spot_imgspot_img

Documentário aborda o apagamento da negritude de Chiquinha Gonzaga

A trajetória de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é analisada sob novo viés em documentário que estreia nesta segunda (5/2), no canal Curta!. Dirigido por Juliana...

Quem foi Manuel Querino, intelectual negro baiano nascido há 182 anos

Uma das personalidades mais importantes da história da Bahia e do Brasil, o escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico e pintor Manuel Querino completa, em...

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...
-+=