Similaridades e diferenças observadas nas redes de ensino e na interseccionalidade sexo e cor/raça

Enviado por / FonteDa Fundação Carlos Chagas

O DPE/FCC (Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas) divulgou, nesta quarta-feira (23/09), o Informe 2, que destaca as similaridades e diferenças observadas nas redes de ensino e na interseccionalidade sexo e cor/raça. Os resultados são fruto da pesquisa “Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica”, e mostram que as professoras e os professores das redes públicas e privadas enfrentam desafios análogos, tais como: aumento das atividades da rotina profissional, percepção de uma diminuição da aprendizagem bem como de um aumento da ansiedade dos alunos. A rede municipal apresenta maior dificuldade no atendimento remoto. Os docentes negros – mulheres e homens – sinalizaram as maiores dificuldades para garantir esse atendimento aos seus alunos. As escolas municipais atendem principalmente a educação infantil e o ensino fundamental, e reúnem a maioria das professoras, tanto negras quanto brancas. Os professores negros e brancos estão concentrados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

O estudo foi realizado com apoio da UNESCO do Brasil e com o Itaú Social; os primeiros resultados foram divulgados no Informe 1. A pesquisa também abordou a percepção das professoras e dos professores no que diz respeito à valorização ou não do trabalho docente no contexto da pandemia, e os resultados serão publicados no Informe 3.

+ sobre o tema

para lembrar

Sobre teses, dissertações e a mesmice como padrão

Ler dissertações e/ou teses é sempre um aprendizado –...

UFBA cria Programa de Bolsas Milton Santos voltado à graduação e pós

Recursos virão de doações da viúva do geógrafo Do UFBA  Estudantes de...

Ampla maioria defende que igualdade de gênero e educação sexual sejam abordadas nas escolas

A pesquisa nacional Educação, Valores e Direitos revelou que...

Documentário retrata a ocupação secundarista nas escolas do Brasil

Em ‘Espero tua Re(volta)’, Eliza Capai mostra como foram...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=