Empresa abre inscrições para premiar mulheres cientistas

Enviado por / FonteDo R7

'25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022' busca reconhecer o impacto das cientistas em suas comunidades

A cada ano que passa aumenta o número de mulheres que ingressam em áreas atreladas à ciência. No entanto, ainda existe um abismo entre os gêneros: de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), menos de 30% dos pesquisadores nas áreas de Stem (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são mulheres.

Com o intuito de promover maior acesso às disciplinas Stem, a empresa 3M abre a segunda edição do programa 25 Mulheres na Ciência da América Latina 2022. Essa é uma iniciativa que incentiva a trajetória feminina na ciência, além de reconhecer as conquistas já feitas pelas mulheres na área.

Daniela Ushizima, uma das cientistas do Brasil que se destacaram na primeira edição, ressaltou como o programa deu mais visibilidade ao trabalho. “Foi uma honra ser selecionada como uma das 25 Mulheres na Ciência. Participar dessa rede é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das cientistas latino-americanas.”

Na primeira edição, a iniciativa contou com a participação de mais de mil mulheres cientistas. Elas apresentaram os seus projetos e histórias a um júri que selecionou as 25 cientistas de maior destaque de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México, Peru, Panamá e Uruguai.

Pré-requisitos

A cientista interessada em apresentar os seus projetos deve ser maior de idade; ter nascido ou viver num país latino-americano; ser autora ou ter participado como líder em pelo menos um projeto com um protótipo e/ou teste-piloto que demonstre uma ideia de inovação científica baseada na filosofia Stem.

Entre os aspectos utilizados para garantir a inclusão e evitar vieses inconscientes de escolha está o fato de não serem solicitadas fotos, vídeos ou histórico universitário durante a primeira fase do processo.

A convocação para esta segunda edição vai até 22 de outubro. As cientistas interessadas em participar deverão preencher o formulário e explicar o seu projeto utilizando entre 140 e 280 caracteres.

Premiação

As finalistas da segunda edição do programa serão anunciadas em 11 de fevereiro de 2022, durante um evento virtual, no qual também será apresentada a segunda edição do livro 25 Mulheres na Ciência da América Latina.

Entre os benefícios que as vencedoras receberão está a inclusão dos seus projetos e histórias na segunda edição do livro comemorativo do programa, bem como o acesso a um curso de liderança e inovação em uma instituição acadêmica de prestígio e um plano de visibilidade científica e de trabalho em rede.

+ sobre o tema

Mães pela Igualdade

O que queremos é que nossxs filhxs possam viver...

Articulação de Mulheres Negras Brasileiras elege nova coordenação

Foi eleita nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, em Brasília,...

Mulheres em posições de chefia nas empresas podem gerar resultados até 20% melhores

Os resultados de empresas são melhores, às vezes em...

Gênero, raça e ascenção social

por Sueli Carneiro ASHELL ASHELL PRA TODO MUNDO ASHELL Ela mora...

para lembrar

Assembleia Geral da ONU aprova criação de agência para as mulheres

Deliberação atende proposta do UNIFEM de garantir expressiva presença...

Revista Observatório Brasil da Igualdade de Gênero

É com muito entusiasmo que a Secretaria de Políticas...

Nota Pública sobre o Dia Do Orgulho Heterossexual

O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção...

Jacques Wagner homenageia líder religiosa Makota Valdina

O senador Jaques Wagner (PT-BA) homenageou a líder e...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=