Barbie ganha primeira versão em homenagem a uma mulher trans, a atriz Laverne Cox, da série ‘Inventando Anna’

Enviado por / FonteExtra, por Jéssica Marques

A atriz Laverne Cox é a primeira mulher trans a ganhar uma versão da Barbie. A homenagem em comemoração aos 50 anos da artista foi anunciada, nesta quarta-feira, dia 25, pela Mattel. A barbie comemorativa faz parte da coleção “Collection Tribute” que homenageia mulheres influentes e visionárias em todo o mundo.

De acordo com o anúncio de lançamento feito pela marca, a estrela das séries “Orange is the new black” e “Inventando Anna” usa sua voz para amplificar a mensagem de ir além das expectativas da sociedade para viver mais autenticamente. Além da influência artística, Laverne é mundialmente conhecida por ser uma das principais ativistas do século XXI pela causa LGBTQIA+.

A Barbie em homenagem à atriz Laverne Cox (Foto: Reprodução/Mattel)

O anúncio faz parte da estratégia da Mattel de trazer a diversidade e discussões sobre representatividade para o público infantil. Também neste mês, a fabricante de brinquedos lançou a versão 2022 da coleção Barbie Fashionistas, com bonecas usando aparelho auditivo, prótese e cadeira de rodas.

A coleção, que chega às lojas em junho, traz ainda o Ken com vitiligo. Em 2020, uma versão da Barbie com vitiligo já havia sido lançada no início da campanha “Mulheres Inspiradoras”.

A Barbie Laverne custa US$ 40, o equivalente a R$ 193,41, e tem previsão para chegar ao mercado brasileiro no próximo mês.

A atriz que inspirou a nova boneca vem rompendo barreiras nos últimos anos. Em 2015, ganhou uma estátua no museu de cera de Londres Madame Tussauds. Foi a primeira mulher trans a realizar o feito. Também foi a primeira transexual a estampar a capa da revista americana Time.

Em entrevista à revista “Marie Claire”, a atriz afirmou que “não tinha permissão para brincar com Barbies quando era criança”. E relembrou momentos marcantes da infância.

— Quando eu tinha trinta e poucos anos, meu terapeuta me lembrou que nunca é tarde demais para se ter uma infância, e que eu deveria sair e comprar Barbies e brincar com elas como uma forma de curar minha criança interior. E curar meu trauma de infância. Foi o que fiz— afirmou a atriz logo, após saber que seria homenageada pela Barbie e acrescentando que era “uma incrível honra”.

+ sobre o tema

Mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil

As mulheres ganham cerca de 20% menos do que...

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Conheça os termos que conservadores querem excluir do dicionário do Congresso

“Saúde sexual” não pode. “Direitos reprodutivos” nem pensar. Por...

para lembrar

CPMI da violência contra a mulher será instalada nesta quarta

O Congresso instala nesta quarta-feira comissão parlamentar mista de...

Direito ao aborto em caso de estupro está ameaçado

Projeto de Lei dispõe sobre a proteção do nascituro...

Lançamento do livro: “Mães em Luta: 10 anos dos Crimes de Maio”

Lançamento e debate do livro “MÃES EM LUTA: 10...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=