Anielle Franco apresenta Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial a prefeitas durante encontro em Brasília

Todas as cidades do Brasil podem e devem aderir ao sistema, gerido pelo Ministério da Igualdade Racial

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco apresentou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, às gestoras presentes na Reunião de prefeitas e ministras de Estado, nesta terça-feira, 28, em Brasília. Com o tema “Construindo caminhos para a superação da pobreza nos municípios brasileiros”, o encontro faz parte da programação da Marcha de Prefeitos e reuniu ministras, prefeitas e deputadas para uma troca de experiência sob a perspectiva de gênero na política.

“Em 2010, com a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial, foi criado o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Este sistema tem o propósito de organizar e articular a implementação de políticas e serviços prestados pelo Poder Executivo Federal, visando superar as desigualdades raciais existentes no Brasil”, disse a ministra.  

Nesta quarta-feira (29), a ministra e equipe do MIR farão um corpo a corpo com os prefeitos durante a Marcha, para que façam parte do sistema e contribuam com a institucionalização do combate ao racismo em seus municípios.

Dentro dos 100 dias, o Ministério da Igualdade Racial irá estruturar um grupo de trabalho para reformulação do SINAPIR. A integração entre Executivo federal e as unidades federativas está contemplada no Estatuto da Igualdade Racial.

Ao aderir ao Sinapir, estados, o Distrito Federal e municípios contribuem com os processos de criação de fortalecimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no âmbito regional e local e fortalecendo o pacto federativo na promoção da igualdade racial.  

Municípios que desejem aderir ao sistema, podem fazê-lo manifestando interesse por meio do formulário: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=eLGl-_E6IESWa79RY-ax2vXplFK0ixlEvrKARgqYS3BURThTMUJINllCRTk3SjJLRU5FUjcwRkZZOS4uParticiparam do evento, além da ministra, a secretária-executiva Roberta Eugênio, e secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, e a diretora de articulação interfederativa do MIR, Isadora Bispo.

+ sobre o tema

Feliciano reabrirá ao público sessões de comissão, diz líder do PSC

  Pressionado pela cúpula da Câmara e pelo próprio partido,...

Manifestantes em prol dos direitos humanos fazem protesto em Cuiabá

Membros de institutos, ONGs e estudantes fizeram protesto na...

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

para lembrar

Julho das Prestas: Instituto Marielle Franco lança historia em quadrinhos

No mês em que se celebra o aniversário de...

Anielle Franco será anunciada como ministra da Igualdade Racial do governo Lula

A ativista Anielle Franco, irmã de Marielle, será a ministra da Igualdade Racial do...

O Brasil se movimenta a partir das mulheres negras

Pela primeira vez celebramos o julho das pretas num Brasil com...
spot_imgspot_img

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Projeto Kiriku busca apoio do Ministério da Igualdade Racial para construção de novas afrotecas

A convite do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o coordenador do projeto Kiriku e do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana,...
-+=