Unicamp 2024: prazo para pedir isenção em taxa do vestibular começa nesta segunda; veja regras

Enviado por / FonteG1, por Fernando Pacífico

Candidatos podem solicitar gratuidade para comissão organizadora até 5 de junho, em site da universidade. Comissão projeta 10 mil beneficiários, alta de 18,4% sobre os 8,4 mil do ano anterior.

A Unicamp abre nesta segunda-feira (15) o prazo para pedido de isenção na taxa de inscrição do Vestibular 2024, nas seleções tradicional e para vagas onde o critério considera apenas o desempenh do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja abaixo detalhes e cronograma.

A solicitação deve ser feita pelo candidato até 5 de junho, no site da comissão organizadora (Comvest), e a universidade estadual impõe um pré-requisito para a concessão em quatro modalidades. O sistema deve ficar disponível a partir das 9h para envio dos dados.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que a comissão espera beneficiar 10 mil estudantes, alta de 18,2% sobre o total de 8,4 mil inscrições gratuitas registradas no exame anterior.

A taxa do vestibular tradicional custa R$ 192, o mesmo valor aplicado na edição 2023. Já a inscrição para a modalidade via Enem é R$ 30 e também pemaneceu inalterada em relação ao ano passado.

“Vamos trabalhar para que haja maior engajamento e os alunos possam solicitar. Entendo também que talvez haja a questão da perda de poder aquisitivo, o que já impactou em outros momentos”, explicou o diretor da Comvest.

Segundo a comissão, a isenção pode ser solicitada por candidatos de todo o país e o edital com todos os detalhes sobre os exames “será divulgado em breve”, na página oficial dela.

Pré-requisito

Todos os candidatos precisaram concluir ou já ter finalizado em 2023 o ensino médio, informou a comissão. A lista de candidatos será divulgada também no site da universidade, em 28 de julho.

Quem pode solicitar?

  • Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio e oriundo de escola pública (até 6.680 benefícios);
  • Bolsistas em escolas particulares, mas de famílias de baixa renda (até 150 benefícios);
  • Funcionários da Unicamp/Funcamp (ilimitado);
  • Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (ilimitado).

Cronograma

Vestibular tradicional

O período de inscrições no vestibular tradicional vai de 31 de julho a 31 de agosto, por meio da página da Comvest. A 1ª fase será em 29 de outubro, enquanto a 2ª está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro. A Unicamp prevê 2.540 vagas para 69 cursos em Campinas, Limeira e Piracicaba.

A Unicamp confirmou em março mudanças nas provas do Vestibular 2024, com destaque para a ampliação do número de questões de humanas na 1ª fase, e redução das perguntas de matemática para candidatos aos cursos de humanas/artes e biológicas/saúde na 2ª etapa.

A Unicamp informou que as avaliações de habilidades específicas para cursos onde há exigência desta etapa serão realizadas de 7 a 9 de dezembro.

Vagas via Enem

Já a seleção para vagas via Enem deve reservar 639 vagas distribuídas entre os cursos ofertados e as inscrições serão em novembro, informou a Unicamp. O período para candidaturas não foi divulgado até a publicação desta reportagem e as oportunidades devem ser divididas em dois grupos:

  • Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública: 50% das vagas.
  • Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas: 50% das vagas.

As inscrições do Enem 2023 devem ser realizadas no período de 5 a 16 de junho. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as avaliações ocorre em 5 e 12 de novembro.

+ sobre o tema

para lembrar

Menina negra e a escola

Quanto mais eu penso em como começar um texto,...

Senado aprova disciplinas de ética no ensino fundamental e médio

  Projeto, que foi unanimidade na comissão de educação, segue...

Professor baleado em estado grave expõe face trágica de violência em escolas

"Professora, preste atenção, que comigo não são cinco tiros,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=