Executiva da Fifa pede para CBF investir no futebol feminino

Por: Anderson Regio e Marcus Vinicius Pinto – Foto: Alexander Hassenstein/FIFA / Getty Images

Primeira mulher eleita como membro do Comitê Executivo da Fifa, Lydia Nsekera é uma das responsáveis para o crescimento do futebol feminino pelo mundo. Ex-presidente da Federação de Futebol do Burundi, a executiva pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passe a dar mais atenção também às mulheres.

Ao lado da craque Marta, Lydia participou no Estádio doMaracanã da apresentação do Canadá, sede no próximo ano do Mundial feminino da modalidade. O país promete investir US$ 90 mi, sendo 30% com recursos públicos, naCopa feminina de 2015 e no Mundial Sub-20 deste ano.

“Temos uma força-tarefa e precisamos ter as 209 federações forçadas a desenvolver o futebol feminino. É um esporte praticado por homens e mulheres e uma ferramenta importante para educação. Quando existe um bom futebol de base, a equipe principal pode ser boa também”, disse Lydia.

“O Brasil pode ser o país para promover o futebol feminino. Em alguns dias, teremos a final da Copa 2014 e o legado é importante, pois 15% será usado para o crescimento do futebol para mulheres como o fortalecimento das ligas nacionais. Faço um apelo para a CBF dar mais ênfase ao futebol feminino para que cresça da mesma forma que o masculino”, completou.

Atualmente, o futebol feminino no Brasil sofre com torneios de pouco destaque e com o descaso dos clubes de grandes camisas. O Santos, recentemente, montou um time forte com Marta e Cristiane para jogar a Libertadores, mas depois de algumas conquistas descontinuou o projeto.

“Sempre converso com as meninas e é lamentável que o Santos tenha acabado com a modalidade. Existem boas equipes e apesar de não terem tão conhecidas, como São José, Ferroviária e Centro Olímpico, contam com boas atletas. Já temos dois anos consecutivos do Brasileiro, mas a divulgação é pouca e acredito que dando continuidade aos torneios vamos crescer e quem sabe contar com as principais atletas aqui”, disse Marta, que atua no futebol sueco.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, evitou críticas à CBF pelo descaso com o futebol feminino, mas salientou programas do governo para o fomento da modalidade, como investimentos em Centros de Treinamento e em competições escolares e profissionais.

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Alguns socos na hipocrisia: Criolo e Lázaro

O rapper “Criolo” conversa sobre questões sociais e culturais...

O que é que a Nigéria tem?

POR SUELI LIMA Tem Nollywood, uma forte indústria cinematográfica que...

Anuncio nuevo Banco de Datos

Banco de datos de pueblos indígenas...

para lembrar

ONU quer impedir volta de gangues no Haiti

Tropa brasileira promove Operação Abafa, primeira ação de segurança...

Sem atores profissionais, ‘Subúrbia’ foge da linha tradicional

Para Luiz Fernando Carvalho, narrar não significa simplesmente tecer...

Os novos Navios Negreiros

Por André Godinho Como historiador e professor, sempre achei importante...

A Culinária Africana

Muitas nações contribuíram para a formação da gastronomia africana,...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=