Rede social inovadora para a melhoria da saúde em África

No quinto ano do programa «Volunteer Achievement», a Fundação Botín reconheceu a Medting + Salud 2.0 pela sua inovação, sustentabilidade e pelo alto impacto social. A iniciativa é um dos 13 projectos escolhidos pela Fundação entre os 550 que foram apresentados este ano.

Criada pela Best Doctors, a Medting é uma ferramenta que permite aos médicos partilhar informações de como trabalham num diagnóstico e tratamento do doente. Com um funcionamento semelhante a uma rede social, a Medting dispõe de toda a segurança e protecção de dados, dando a máxima garantia aos pacientes e está equipada com um poderoso sistema de tradução e uma excelente capacidade de visualização de imagens.

Com o intuito de promover a comunicação e testes médicos precisos, a Medting colocou até agora mais de 100 voluntários espanhóis em contacto com os hospitais africanos.

Teleasistencia / Salud 2.0, um projecto da Medting com a Fundação Recuperar Hospitais para África, combina cuidados de saúde, formação e investigação numa plataforma focada na melhoria de saúde para os pacientes africanos com baixos recursos económicos.

«Graças a estas iniciativas, os médicos espanhóis podem fazer um diagnóstico a centenas de quilómetros de distância, com base no histórico médico do doente e informações partilhadas na rede pelos médicos africanos», explica Enrique Cardona, vice-presidente da Best Doctors Services para a Europa, Ásia e Australásia.

Ao mesmo tempo, o intercâmbio de conhecimentos promove uma melhor formação para os médicos africanos e a oportunidade para os especialistas espanhóis partilharem casos de doenças não antes observadas em Espanha. Os resultados alcançados têm dado origem a vários estudos de caso e artigos académicos divulgados em várias publicações científicas.

Para a Best Doctors, trabalhar ao lado da Fundação Recuperar está completamente de acordo com o espírito de contribuição social que define as actividades da empresa. «A nossa missão é oferecer aos doentes o acesso a qualquer especialista no mundo, para poderem obter o diagnóstico e tratamento, independentemente da distância ou do país», afirma Miguel Cabrer, vice-presidente de Inovação da Best Doctors.

A Medting é uma ferramenta desenhada para facilitar o contacto e a colaboração entre a comunidade médica, permitindo a troca de casos clínicos e imagiologia médica. Dentro da Best Doctors, a Medting é usada para a troca de casos médicos e informações integrada na InterConsultation, especialista no serviço de segunda opinião médica, em todo o mundo.

Best Doctors: Voluntariado activo na Europa

A Best Doctors também participa no programa «Nador-Madrid Green Passageway», patrocinado pela Fundação Adelias, que presta assistência a bebés e crianças de famílias carentes da cidade de Nador, localizada em Rif, região no norte de Marrocos.

Graças ao «green passageway» entre Madrid e Nador, as crianças recebem tratamento para várias condições médicas, especialmente relacionadas com o coração. Para os casos que necessitam de intervenção cirúrgica urgente, o programa fornece uma transferência para o Sanitas Hospital, em Madrid.

A Best Doctors também tem tido um papel activo noutros projectos na Europa, tais como o Fundo Holandês de Desporto para a Juventude, o Programa de férias para crianças na Holanda, Villa Pardoes, a Fundação Make a Wish e Gente Com Ideias, programa de responsabilidade social em Portugal.

 

Fonte: Diário Digital 

+ sobre o tema

O CNA – Congresso Nacional Africano da África do Sul festeja 100 anos com grande pompa

O Congresso Nacional Africano (CNA), que celebra seus 100...

A escravidão através dos olhos de uma parisiense em viagem pelo Brasil

Memórias, diários e relatos de viagens são fontes importantes...

Fundação Cultural Palmares certifica mais 85 comunidades quilombolas

Certificação emitida pela FCP possibilita aos quilombolas novas...

para lembrar

Fundação Palmares será instalada no Maranhão até o fim do ano

A Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da...

Francisco Nascimento – O Dragão do Mar

Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar do Ceará,...

Egoísmo poderia ter extinto seres humanos, diz pesquisa

  por Melissa Hogenboom, A evolução não favorece às...
spot_imgspot_img

6 brasileiros que lutaram pelo fim da escravidão no Brasil

O fim da escravidão no Brasil completa 136 anos em 13 de maio deste ano. Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º,...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

14 de maio e a Revolta dos Malês

Quem passa pelo Campo da Pólvora, em Salvador, nem imagina que aquela praça, onde ironicamente hoje se encontra o Fórum Ruy Barbosa, foi palco...
-+=