Rede social inovadora para a melhoria da saúde em África

No quinto ano do programa «Volunteer Achievement», a Fundação Botín reconheceu a Medting + Salud 2.0 pela sua inovação, sustentabilidade e pelo alto impacto social. A iniciativa é um dos 13 projectos escolhidos pela Fundação entre os 550 que foram apresentados este ano.

Criada pela Best Doctors, a Medting é uma ferramenta que permite aos médicos partilhar informações de como trabalham num diagnóstico e tratamento do doente. Com um funcionamento semelhante a uma rede social, a Medting dispõe de toda a segurança e protecção de dados, dando a máxima garantia aos pacientes e está equipada com um poderoso sistema de tradução e uma excelente capacidade de visualização de imagens.

Com o intuito de promover a comunicação e testes médicos precisos, a Medting colocou até agora mais de 100 voluntários espanhóis em contacto com os hospitais africanos.

Teleasistencia / Salud 2.0, um projecto da Medting com a Fundação Recuperar Hospitais para África, combina cuidados de saúde, formação e investigação numa plataforma focada na melhoria de saúde para os pacientes africanos com baixos recursos económicos.

«Graças a estas iniciativas, os médicos espanhóis podem fazer um diagnóstico a centenas de quilómetros de distância, com base no histórico médico do doente e informações partilhadas na rede pelos médicos africanos», explica Enrique Cardona, vice-presidente da Best Doctors Services para a Europa, Ásia e Australásia.

Ao mesmo tempo, o intercâmbio de conhecimentos promove uma melhor formação para os médicos africanos e a oportunidade para os especialistas espanhóis partilharem casos de doenças não antes observadas em Espanha. Os resultados alcançados têm dado origem a vários estudos de caso e artigos académicos divulgados em várias publicações científicas.

Para a Best Doctors, trabalhar ao lado da Fundação Recuperar está completamente de acordo com o espírito de contribuição social que define as actividades da empresa. «A nossa missão é oferecer aos doentes o acesso a qualquer especialista no mundo, para poderem obter o diagnóstico e tratamento, independentemente da distância ou do país», afirma Miguel Cabrer, vice-presidente de Inovação da Best Doctors.

A Medting é uma ferramenta desenhada para facilitar o contacto e a colaboração entre a comunidade médica, permitindo a troca de casos clínicos e imagiologia médica. Dentro da Best Doctors, a Medting é usada para a troca de casos médicos e informações integrada na InterConsultation, especialista no serviço de segunda opinião médica, em todo o mundo.

Best Doctors: Voluntariado activo na Europa

A Best Doctors também participa no programa «Nador-Madrid Green Passageway», patrocinado pela Fundação Adelias, que presta assistência a bebés e crianças de famílias carentes da cidade de Nador, localizada em Rif, região no norte de Marrocos.

Graças ao «green passageway» entre Madrid e Nador, as crianças recebem tratamento para várias condições médicas, especialmente relacionadas com o coração. Para os casos que necessitam de intervenção cirúrgica urgente, o programa fornece uma transferência para o Sanitas Hospital, em Madrid.

A Best Doctors também tem tido um papel activo noutros projectos na Europa, tais como o Fundo Holandês de Desporto para a Juventude, o Programa de férias para crianças na Holanda, Villa Pardoes, a Fundação Make a Wish e Gente Com Ideias, programa de responsabilidade social em Portugal.

 

Fonte: Diário Digital 

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

A ascensão africana

FMI se reúne a governos e especialistas para debater...

Missão africana quer ir à Lua para colocar continente no mapa científico

Enviar a primeira missão africana à Lua para colocar...

A política do apartheid

Fonte: Alô Escola - TV Cultura Ingleses e africâners, para...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=