Executiva da Fifa pede para CBF investir no futebol feminino

Por: Anderson Regio e Marcus Vinicius Pinto – Foto: Alexander Hassenstein/FIFA / Getty Images

Primeira mulher eleita como membro do Comitê Executivo da Fifa, Lydia Nsekera é uma das responsáveis para o crescimento do futebol feminino pelo mundo. Ex-presidente da Federação de Futebol do Burundi, a executiva pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) passe a dar mais atenção também às mulheres.

Ao lado da craque Marta, Lydia participou no Estádio doMaracanã da apresentação do Canadá, sede no próximo ano do Mundial feminino da modalidade. O país promete investir US$ 90 mi, sendo 30% com recursos públicos, naCopa feminina de 2015 e no Mundial Sub-20 deste ano.

“Temos uma força-tarefa e precisamos ter as 209 federações forçadas a desenvolver o futebol feminino. É um esporte praticado por homens e mulheres e uma ferramenta importante para educação. Quando existe um bom futebol de base, a equipe principal pode ser boa também”, disse Lydia.

“O Brasil pode ser o país para promover o futebol feminino. Em alguns dias, teremos a final da Copa 2014 e o legado é importante, pois 15% será usado para o crescimento do futebol para mulheres como o fortalecimento das ligas nacionais. Faço um apelo para a CBF dar mais ênfase ao futebol feminino para que cresça da mesma forma que o masculino”, completou.

Atualmente, o futebol feminino no Brasil sofre com torneios de pouco destaque e com o descaso dos clubes de grandes camisas. O Santos, recentemente, montou um time forte com Marta e Cristiane para jogar a Libertadores, mas depois de algumas conquistas descontinuou o projeto.

“Sempre converso com as meninas e é lamentável que o Santos tenha acabado com a modalidade. Existem boas equipes e apesar de não terem tão conhecidas, como São José, Ferroviária e Centro Olímpico, contam com boas atletas. Já temos dois anos consecutivos do Brasileiro, mas a divulgação é pouca e acredito que dando continuidade aos torneios vamos crescer e quem sabe contar com as principais atletas aqui”, disse Marta, que atua no futebol sueco.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, evitou críticas à CBF pelo descaso com o futebol feminino, mas salientou programas do governo para o fomento da modalidade, como investimentos em Centros de Treinamento e em competições escolares e profissionais.

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Paris: ‘Um Fogo Negro num País de Brancos’

O primeiro negro numa aldeia belga nos anos 90 Paris:...

Hoje na História, 15 de maio de 1994, acontecia o Genocídio em Ruanda

por: Lucyanne Mano O genocídio em Ruanda deixou 800 mil mortos...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=