Opinião: carta aberta a um ex-presidente

Sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós

Por Vinicius Gomes

Nesta semana, Fernando Henrique Cardoso afirmou na manhã que o PT cresceu nos “grotões do país” (leia-se Nordeste), pois conta com os votos dos “menos informados” (leia-se pobres). Ora, senhor ex-presidente, que leviandade… O senhor não viu o que aconteceu nas eleições deste domingo na bem-informada São Paulo, por exemplo?

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que prezam mais pela ordem – não importando o quão injusta ela for – e elegem Bolsonaros, Felicianos, Russomanos e Telhadas.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que, se o Mais Médicos fosse composto por brancos altivos de olhos claros vindo do Norte, diriam que nossos profissionais brasileiros “poderiam aprender mais”, mas uma vez que vieram negros de Cuba – trazidos à América por brancos altivos de olhos claros de outrora – preferem não reconhecer seus méritos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que exaltam a meritocracia – depois de terem escola, faculdade, celular, carro e gasolina pagos pelos pais – e taxam aqueles que lavram debaixo do sol inclemente em terras secas como “burros”, preguiçosos e manipuláveis bolsistas-família.

Menos informados, senhor ex-presidente, são todos aqueles que, sozinhos em suas bolhas móveis, blindadas e com ar-condicionado, ainda culpam pelo trânsito os coletivos nas faixas exclusivas que transportam dezenas e dezenas de trabalhadores espremidos.

Menos informados, senhor ex-presidente, são aqueles que não conseguem nem enxergar os verdadeiros culpados por seus problemas – aqueles que preferem jogar a culpa da crise hídrica em São Pedro, a repressão policial nos manifestantes e que fazem com que culpa seja sempre do outro!

Sinto muito, senhor ex-presidente… Sempre me identifiquei com vossa excelência, uma vez que compartilhamos o mesmo 18 de junho de nascimento e, assim sendo, segundo “nosso” mapa astral – se também quiser jogar a culpa nas estrelas – somos idealistas e abominamos a injustiça. Por isso, prefiro pensar que suas palavras de “grotões do país”, “menos informados” e “pobres”, estiveram fora de contexto e foram ditas por razões eleitoreiras, mas sinto muito, senhor ex-presidente, cada dia que passa sem uma retratação sua é um dia a mais envergonhando a todos nós.

Foto de Capa: Laílson Santos

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Turismo sobre A influência do negro africano na cultura brasileira

Fonte: Guia da semana - A influência do negro...

O ídolo Michael Jackson bem debaixo de nossos pés

Fonte: Terra - Chega à estação Paraíso do metrô de...

Consultas nacionais reúnem propostas dos países do Cone Sul para nova entidade de gênero da ONU

Missões na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai fortalecem...

O ministério de Dilma Rousseff? Deixa o trem arder…

Fátima Oliveira Pedro, marido de Estela, afilhada de Dona Lô,...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=